Disciplina: Filosofia 0 Curtidas

Para Habermas o respeito pela democracia e pelos direitos fundamentais

Atualizado em 29/02/2024

Para Habermas o respeito pela democracia e pelos direitos fundamentais na atual configuração das sociedades com uma alta composição de imigrantes e refugiados só pode ocorrer no quadro de uma ________formada por_________.

As palavras que completam, corretamente, essas lacunas são:

a) sociedade democrática; cidadãos participantes.
b) sociedade mundial, cidadãos do mundo.
c) nação imperialista individuos do mundo.
d) coletividade democrática; individuos generosos.
e) nação socialista comunidades comunistas


Solução

Alternativa correta: a) sociedade democrática; cidadãos participantes. De acordo com o gabarito AVA.
Para Habermas o respeito pela democracia e pelos direitos fundamentais na atual configuração das sociedades com uma alta composição de imigrantes e refugiados só pode ocorrer no quadro de uma sociedade mundial formada por cidadãos do mundo.
A inclusão do outro (1966), é uma obra composta por diversos ensaios nos quais Habermas analisa as sociedades modernas e o capitalismo avançado.
Em sua análise, Habermas percebe a complexa pluralidade e multiculturalismo que conformam nossas sociedades, razão pela qual, para alcançar nosso ideal de Estado democrático, será necessária a “inclusão do outro” em sua ampla complexidade e diferença.
A inclusão do outro propõe um nós como entidade não substancial, ampla e aberta, que se constrói a partir do reconhecimento dos excluídos e de todos os que dela desejam fazer parte.

Resolução adaptada de: Brainly

Assuntos: Democracia e Direitos Fundamentais

Vídeo Sugerido: YouTube

Evelyn Batista Cabral - há 4 semanas

Plano de aula sobre Maio Laranja Tema Descobrindo o Maio Laranja: Protegendo Nossas Crianças Expectativa de aprendizagem Introduzir o conceito de Maio Laranja e sua importância na conscientização sobre abuso sexual infantil; Fomentar a compreensão básica sobre segurança pessoal e reconhecimento de situações de risco; Promover um ambiente de confiança onde as crianças se sintam à vontade para compartilhar preocupações e buscar ajuda. Habilidades (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. (EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. (EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo. (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. Conteúdo Importância da água para a sobrevivência dos seres vivos; Diferentes uso da água; Uso da água em atividades cotidianas; Formas sustentáveis de uso da água no cotidiano. Duração 3h Recursos didáticos Canetas, lápis de cor, folhas, marcadores coloridos, cola, ilustrações e imagens relacionadas ao tema, livro infantil sobre prevenção ao abuso sexual. Modalidade Introdução O professor deverá iniciar a aula explicando para os alunos que o mês de maio é conhecido como “Maio Laranja” e que é dedicado a falar sobre a proteção das crianças contra o abuso sexual. Nesse momento, é interessante apresentar imagens relacionadas ao maio laranja, despertando assim ainda mais a curiosidade das crianças sobre a temática. Roda de conversa Após essa exposição, o professor deverá fazer uma roda de conversa. Por meio de uma linguagem acessível, deverá conversar com os alunos sobre o que é abuso sexual e por que é importante falar sobre isso. Ainda em roda, o professor poderá fazer algumas perguntas para as crianças, como por exemplo: “O que vocês acham que é abuso?” ou “O que podemos fazer para ajudar uma criança que está se sentindo mal ou assustada?”. Leitura Em seguida, ainda em roda, o professor pode fazer uma leitura de história infantl sobre prevenção ao abuso sexual. Veja algumas dicas de livros: 1. Pipo E Fifi. Ensinado Proteção Contra A Violência Sexual Na Infância, de Caroline Arcari; 2. O Corpo é Meu, Ninguém Põe a Mão, de Denise Natale e Tatiane Moreira Lima; 3. Meu Corpo, Meu Corpinho! de Roseli Mendonça. Atividade criativa Em seguida, a turma deverá ser dividida em grupos pequenos. O professor deve solicitar que cada grupo faça um desenho contando uma história sobre uma situação em que uma criança se sente desconfortável ou insegura, incluindo, ao final da história, soluções positivas e formas de buscar ajuda. Elaboração de cartazes Solicitar que as crianças criem cartazes coloridos sobre maio laranja com mensagens de segurança e apoio para serem exibidos na escola durante o mês de maio. Conclusão Para concluir, o professor deverá recapitular os principais pontos discutidos durante a aula, enfatizando a importância de conversar com adultos de confiança sobre qualquer situação que as faça se sentir desconfortáveis. Ao final, deve-se dar oportunidade para que as crianças compartilhem suas ideias e perguntas.

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