Disciplina: Filosofia 0 Curtidas

A ação pedagógica é objetivamente uma violência simbólica, num

Atualizado em 11/10/2024

A ação pedagógica é objetivamente uma violência simbólica, num primeiro sentido, enquanto que as relações de força entre os grupos ou as classes constitutivas de uma formação social estão na base do poder arbitrário que é a condição da instauração de uma relação de comunicação pedagógica, isto é, da imposição e da inculcação de um arbitrário cultural segundo um modo arbitrário de imposição e de inculcação (educação). (BOURDIEU e PASSERON, 1970 p. 27).

Com base no trecho acima e em seus conhecimentos sobre Bourdieu, assinale a alternativa correta.

a) Para esse pensador, a educação só tem sentido se for pensada para evitar que Auschwtiz se repita.
b) Bourdieu aponta que apenas a educação consegue trazer à tona outras culturas, além da dominante.
c) Para ele, a educação não influencia a reprodução ou manutenção da sociedade.
d) Bourdieu aponta a ação pedagógica como um instrumento de emancipação.
e) De acordo com esse pensador, existe uma violência que está intrínseca à ação pedagógica e, portanto, ao processo de formação escolar.


Solução

Alternativa correta: E) De acordo com esse pensador, existe uma violência que está intrínseca à ação pedagógica e, portanto, ao processo de formação escolar. De acordo com o gabarito AVA.

Essa alternativa está de acordo com o trecho citado, que afirma que a ação pedagógica é objetivamente uma violência simbólica, pois impõe e inculca um arbitrário cultural de forma arbitrária. Bourdieu argumenta que a educação é um instrumento de reprodução da sociedade e que a ação pedagógica pode ser vista como uma forma de violência simbólica, pois impõe valores e normas culturais dominantes sobre os indivíduos.

Prova: Aap4 - Filosofia da Educação

Assuntos: Violência Simbólica, Ação Pedagógica

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