Disciplina: Educação Física 0 Curtidas
O treinamento das variáveis de alongamento, flexibilidade e mobilidade
O treinamento das variáveis de alongamento, flexibilidade e mobilidade articular é, particularmente, uma relação direta com as micro sessões de treinamento, que devem ser ministradas de acordo com o nível de aptidão física do nosso aluno. Quanto maior o volume e ativação física do indivíduo melhor será o processo de treinamento e melhora das capacidades em questão. É função do Profissional de Educação Física atuante, fomentar novas possibilidades de treinamento individual, em duplas, aulas coletivas ou até mesmo modalidades combinadas no desenvolvimento das capacidades elásticas de flexibilidade e mobilidade articular.
I. Para esse processo ser efetivo e o nosso aluno ser atentido em sua totalidade, recomenda-se um processo de avaliação de flexibilidade, alongamento e mobilidade articular, antes, durante e após o processo de treinamento das variáveis. Essa metodologia de periodização específica, promove maiores possibilidades de aplicação, reestruturação e possíveis adaptações ao programa de treinamento.
PORQUE
II. Respeitando a teoria da individualidade e diferença ou individualidade biológica, cada organismo responde, fisiológicamente e psicologicamente, de maneiras distintas aos estímulos externos de treinamento. No caso das variáveis de alongamento muscular, flexibilidade e mobilidade articular, o processo não é diferente. A periodização da sessão de treinamento servirá como base específica para as evoluções e adptações individuais necessárias. Essa é a metodologia sob a ótica da individualidade biológica e o respeito à evolução e desenvolvimento do aluno.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a I justifica a II.
c) As asserções I e II são proposições falsas.
d) A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
e) A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
Solução
Alternativa correta: a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. De acordo com o gabarito AVA.
A asserção I é verdadeira ao afirmar que a avaliação contínua das variáveis de flexibilidade, alongamento e mobilidade articular antes, durante e após o treinamento é fundamental. Esse processo de avaliação permite ajustes no programa de treinamento, garantindo sua eficácia e personalização. A metodologia de periodização específica referida na asserção I promove uma aplicação mais precisa e adaptada das intervenções de treinamento.
A asserção II é igualmente verdadeira ao afirmar que, segundo a teoria da individualidade biológica, cada indivíduo responde de maneira única aos estímulos de treinamento. Essa individualidade deve ser respeitada para que o treinamento seja eficaz e seguro. No entanto, essa asserção fala sobre a importância de adaptar o treinamento às respostas fisiológicas e psicológicas individuais, mas não fornece uma justificativa direta para a necessidade de avaliações contínuas mencionadas na asserção I. Embora ambas as asserções tratem da personalização e eficácia do treinamento, a segunda asserção não explica por que é necessário realizar avaliações antes, durante e após o treinamento, mas sim justifica a necessidade de personalização baseada na resposta individual.
Assuntos: A influência das avaliações contínuas na periodização do treinamento de flexibilidade e mobilidade articular, O impacto da individualidade biológica na resposta adaptativa ao treinamento de alongamento, Metodologias avançadas para personalização de programas de treino com base em avaliações dinâmicas de flexibilidade
Vídeo Sugerido: YouTube