Disciplina: Educação Física 0 Curtidas

O indivíduo na fase da infância constrói seu entendimento de mundo

Atualizado em 30/05/2024

O indivíduo na fase da infância constrói seu entendimento de mundo por meio do conhecimento que se tem do próprio corpo e sua relação com o mundo exterior. A descoberta dos membros corporais como as mãos, os pés e demais partes do corpo e toda subjetividade que envolve o desvelar, permite que se reflita sobre a unidade corporal do ser humano.

Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:

I. A compreensão sobre o corpo no período da infância não pode ser minimizado apenas para seus aspectos físicos.
II. A compreensão sobre o corpo deve transcender os aspectos físicos considerando sua organização biológica, fisiológica e neurológica.
III. A compreensão sobre o corpo deve considerar apenas os princípios espirituais de acordo com as crenças de cada contexto familiar.
IV. A compreensão de corpo deve transcender o corpo físico tão só para a relação entre as experiências vividas no âmbito cultural, social, estético e afetivo.

É correto o que se afirma em:

a) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
e) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.


Solução

Alternativa correta: d) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. De acordo com o gabarito AVA.

A resposta correta é a alternativa d) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas porque elas abordam de forma abrangente e correta a complexidade da compreensão do corpo durante a infância, enquanto a afirmativa III é limitante e não adequada ao contexto educativo proposto.

Primeiramente, a afirmativa I é correta porque reconhecer que a compreensão do corpo na infância não deve ser minimizada apenas aos aspectos físicos é crucial para um entendimento integral do desenvolvimento infantil. As crianças percebem e constroem conhecimento sobre seu corpo através de diversas experiências sensoriais, motoras e cognitivas, que vão além de apenas ver e sentir suas partes corporais.

A afirmativa II também é correta porque a compreensão do corpo deve transcender os aspectos físicos para incluir uma organização biológica, fisiológica e neurológica. Esse entendimento permite considerar como o corpo funciona de maneira integrada e como o desenvolvimento físico está interligado com o desenvolvimento neurológico e fisiológico. Esta abordagem holística é fundamental para uma educação que vise o desenvolvimento integral da criança.

A afirmativa IV é igualmente correta, pois a compreensão do corpo deve transcender o físico para englobar a relação com as experiências culturais, sociais, estéticas e afetivas. As crianças aprendem sobre seus corpos e suas capacidades através de interações com o ambiente social e cultural, o que inclui valores estéticos e as emoções associadas às suas experiências cotidianas.

Por outro lado, a afirmativa III está incorreta porque limitar a compreensão do corpo apenas aos princípios espirituais de acordo com as crenças de cada contexto familiar não oferece uma visão completa e integrada do desenvolvimento infantil. Embora aspectos espirituais possam ser importantes, eles não devem ser os únicos considerados em um contexto educativo que visa o desenvolvimento global da criança.

Portanto, as afirmativas I, II e IV estão corretas, pois abordam de forma abrangente e apropriada as múltiplas dimensões da compreensão do corpo durante a infância, justificando a escolha da alternativa d).

Assuntos: Desenvolvimento da compreensão corporal na infância, Abordagem holística do corpo infantil

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