Disciplina: Educação Física 0 Curtidas
A compreensão de padrões de movimentos constituintes da interação
A compreensão de padrões de movimentos constituintes da interação corpo-natureza são essenciais, especialmente na Educação Física, para entender os paradigmas históricos sobre a Educação Física como agencia antagonista a experiência ecológica.
Considerando os pontos que se apresentam como potenciais dificuldades e limitações para a experiência ecológica, analise as afirmativas abaixo:
I - A reprodução de padrões de movimento em diferentes ambientes.
II - A associação histórica do movimento em categorias de fisicalidade e habilidade.
III - Questões associadas a estereótipos de idade, gênero, classe, etnia e biotipo.
IV - Formas e estilos de movimentos idealizados e romantizados em relações corpo-ambiente.
É correto o que se afirma em:
a) I, II, III e IV.
b) I e III.
c) I, II e IV.
d) I, II e III.
e) III e IV.
Solução
Alternativa correta: a) I, II, III e IV. De acordo com o gabarito AVA.
Primeiramente, a reprodução de padrões de movimento em diferentes ambientes (afirmativa I) pode restringir a capacidade de adaptação e inovação dos praticantes, perpetuando práticas que não se conectam com a natureza ou com a ecologia. Em segundo lugar, a associação histórica do movimento com categorias de fisicalidade e habilidade (afirmativa II) enfatiza um enfoque reducionista na performance física, negligenciando as dimensões ecológicas e holísticas do movimento.
Por fim, as afirmativas III e IV abordam questões culturais e sociais que também limitam a experiência ecológica: estereótipos relacionados a idade, gênero, classe, etnia e biotipo (afirmativa III) e a idealização de formas de movimento que são romantizadas (afirmativa IV), ambos fatores que contribuem para uma visão restritiva e não inclusiva das interações corpo-ambiente. Assim, todas as afirmativas são corretas e refletem obstáculos importantes à experiência ecológica no campo da Educação Física.
Assuntos: Movimento ecológico, Estereótipos na Educação Física, Relação corpo-ambiente
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