Disciplina: Direito 0 Curtidas
No ano passado, a mídia internacional divulgou que o cientista chinês
No ano passado, a mídia internacional divulgou que o cientista chinês He Jiankui, professor da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China, manipulou o DNA de embriões humanos utilizando a técnica de edição genética chamada Crispr. O objetivo foi a edição do gene CCR5, que forma uma porta proteica que permite a infecção da célula pelo vírus que causa a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Os embriões humanos com os DNAs editados foram implantados em mulheres, a fim de dar prosseguimento à gestação de bebês que nasceram em novembro de 2018.
De acordo com a Lei Nº 11.105, que estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados – OGM e seus derivados, o experimento descrito, se fosse proposto no Brasil, seria
a) proibido, já que a lei interdita a realização experimentos de engenharia genética em célula germinal humana, zigoto humano e embrião humano.
b) permitido, uma vez que a lei libera a utilização de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados no respectivo procedimento.
c) proibido, visto que a lei não autoriza que sejam realizados quaisquer tipos de experimentos que envolvam clonagem em embriões humanos.
d) proibido, visto que a lei não autoriza que sejam realizados quaisquer tipos de experimentos que envolvam clonagem em embriões humanos.
e) proibido, pois a lei veta pesquisa ou terapia com células embrionárias que tenham a capacidade de se transformar em células de qualquer tecido de um organismo.
Solução
Faça login para continuar vendo as resoluções
Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!
Entrar