Disciplina: Direito 0 Curtidas

Conforme o que dispõe a Constituição da República Federativa do Brasil

Atualizado em 29/02/2024

Conforme o que dispõe a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, bem como segundo o entendimento majoritário da doutrina mais abalizada em Direito Constitucional, é correto afirmar que:

A) É crime de responsabilidade o ato do Presidente da República que atente contra a lei orçamentária, sendo, neste caso, julgado pelo Supremo Tribunal Federal, após autorização pela Câmara dos Deputados.
B) Os Territórios Federais, embora não existentes atualmente, caso venham a ser criados possuirão autonomia financeira, administrativa e política, sendo que sua organização será regulada em lei complementar.
C) A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, com competências administrativas e legislativas que se regem pelo modelo horizontal, não havendo, no Brasil, hipóteses de competências pelo modelo vertical, tal qual ocorre em outros países do mundo.
D) Dentre outras atribuições, compete privativamente ao Senado Federal fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Já à Câmara dos Deputados, por sua vez, cabe proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de 60 (sessenta) dias após a abertura da sessão legislativa.


Solução

Alternativa correta: D) Dentre outras atribuições, compete privativamente ao Senado Federal fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Já à Câmara dos Deputados, por sua vez, cabe proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de 60 (sessenta) dias após a abertura da sessão legislativa.

Passamos a análise das alternativas:
a) É crime de responsabilidade o ato do Presidente da República que atente contra a lei orçamentária, sendo, neste caso, julgado pelo Supremo Tribunal Federal, após autorização pela Câmara dos Deputados. – ERRADO – É crime de responsabilidade o ato do Presidente que atenta contra a lei orçamentária (art. 85, VI, CRFB); no entanto, admitida a acusação por 2/3 da Câmara dos Deputados, o Presidente é submetido a julgamento perante o Senado Federal por crime de responsabilidade. Será julgado pelo STF nas infrações penais comuns (art. 86, CRFB).
b) Os Territórios Federais, embora não existentes atualmente, caso venham a ser criados possuirão autonomia financeira, administrativa e política, sendo que sua organização será regulada em lei complementar. – ERRADO – A organização administrativa e judiciária dos Territórios será tratada por lei (ordinária), não exigindo lei complementar (art. 33, CRFB).
c) A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, com competências administrativas e legislativas que se regem pelo modelo horizontal, não havendo, no Brasil, hipóteses de competências pelo modelo vertical, tal qual ocorre em outros países do mundo. – ERRADO – Lenza descreve que “no modelo horizontal não se verifica concorrência entre os entes federativos. Cada qual exerce a sua atribuição nos limites fixados pela Constituição e sem relação de subordinação, nem mesmo hierárquica” dissertando que esse modelo predomina no Brasil, nos termos dos arts. 21, 22, 23, 25 e 30. Ao mesmo tempo, ele descreve que “no modelo vertical, por sua vez, a mesma matéria é partilhada entre os diferentes entes federativos, havendo, contudo, certa relação de subordinação no que tange à atuação deles”, citando que no Brasil, as matérias de competência concorrente entre a União, os Estados e o Distrito Federal, estabelecidas no art. 24 da CF/88 são um exemplo da aplicação do modelo vertical em nosso país. (Lenza, Pedro. Direito Constitucional. 26. ed. – São Paulo : SaraivaJur, 2022. Coleção Esquematizado®)
d) Dentre outras atribuições, compete privativamente ao Senado Federal fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Já à Câmara dos Deputados, por sua vez, cabe proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de 60 (sessenta) dias após a abertura da sessão legislativa. – CERTO – fundamento nos arts. 52, VI e 51, II, CRFB.

Resolução adaptada de: QConcursos

Assuntos: Direito Constitucional

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora