Disciplina: Biologia 0 Curtidas

O núcleo foi primeiramente descrito pelo botânico escocês Robert Brown

Atualizado em 11/12/2024

O núcleo foi primeiramente descrito pelo botânico escocês Robert Brown, em 1831. Ele deu a essa estrutura o nome núcleo (do grego, nux = semente), fazendo uma analogia à semente dos frutos vegetais. Essa organela é geralmente a estrutura mais destacada em uma célula eucariótica e sua compartimentação é organizada de forma estruturada e complexa. Ele é delimitado por um envelope, formado por duas membranas lipoproteicas concêntricas, separadas por um espaço chamado de espaço perinuclear. Esse envelope contém poros nucleares, que permitem a comunicação e o transporte de moléculas entre o núcleo e o citoplasma

I. A carioteca do envelope nuclear é composta por duas membranas concêntricas, uma interna e outra externa, formando uma estrutura complexa.


III. Abaixo da membrana nuclear externa, encontra-se a lâmina nuclear, uma rede fibrosa composta por proteínas chamadas lâminas, que conferem suporte estrutural ao núcleo.


IV. Cada membrana nuclear é constituída por uma bicamada lipídica, que regula seletivamente a passagem de substâncias para dentro e para fora do núcleo, permitindo apenas a entrada de pequenas moléculas apolares.

A) I, III e IV, apenas.
B) I e III, apenas.
C) I, II e IV, apenas.
D) II e IV, apenas.
E) I e IV, apenas


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora