Disciplina: Biologia 0 Curtidas

Eritema solar ocorre geralmente após a exposição solar, principalmente

Atualizado em 18/10/2024

Eritema solar ocorre geralmente após a exposição solar, principalmente em crianças, pessoas de pele clara ou cabelo claro. Os raios ultravioletas (uv) do sol estimulam a divisão das células da pele, enquanto o calor faz com que elas ressequem e morram. Assim, forma-se uma camada mais grossa de células mortas que acaba descascando. Além da descamação da pele por excesso de sol, a pele sofre, naturalmente uma descamação decorrente de um processo chamado queratinização, que consiste em:

A). Passagem dos queratinócitos de uma camada para a outra da epiderme, acumulando cada vez mais queratina, o que promove uma fragmentação do núcleo e o desaparecimento de organelas, resultando em morte celular e consequente descamação.
B) Migração dos queratinócitos da hipoderme para a epiderme, absorvendo queratina durante seu ciclo vida até que chegam à morte na camada mais superficial da pele.
C) Produção de queratina pelas células da derme. Esta queratina é transportada pelos queratinócitos até a epiderme, onde após cumprir sua função de proteção, perdem seu núcleo e são descamados.
D) Produção de queratina pelos queratinócitos, que ressecam e se desprendem da epiderme.
E)bsorção de queratina pelas células epidérmicas que irão impermeabilizar a pele, provocando seu ressecamento e consequente descamação natural, com eliminação de células mortas.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora