Disciplina: Biologia 0 Curtidas

Considerando a relação do COVID-19 com alterações musculoesqueléticas

Atualizado em 02/05/2024

Considerando a relação do COVID-19 com alterações musculoesqueléticas, explique como ocorre o processo de acoplamento excitação-contração na fibra muscular?

Quais estruturas participam desse processo?


Solução

O processo de acoplamento excitação-contração na fibra muscular é um mecanismo fascinante e essencial para o movimento e outras funções vitais. No entanto, o COVID-19 pode afetar esse processo delicado, levando a alterações musculoesqueléticas em alguns pacientes.

A contração da fibra muscular tem inicio com a despolarização do neurônio motor presente no sistema nervoso central, após isso o potencial de ação passa do neurônio motor para os miócitos (células musculares), esse evento despolariza a membrana do miócito e faz com que ela mude sua permeabilidade para o cálcio.

Nesse momento ocorrem também ativações dos canais de cálcio, e a membrana começa a acionar as fibras de actina e miosina, que com o ATP se encurtam dando início a contração muscular, após a contração o cálcio se liga a um sítio presente na fibras de actina e miosina e faz o músculo relaxar.

Assuntos: COVID-19, Fisiologia, Músculo esquelético, Acoplamento Excitação-Contração

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora