Disciplina: Direito Administrativo 0 Curtidas

OAB - Um paciente de um hospital psiquiátrico estadual conseguiu fugir

Atualizado em 13/05/2024

Um paciente de um hospital psiquiátrico estadual conseguiu fugir da instituição em que estava internado, ao aproveitar um momento em que os servidores de plantão largaram seus postos para acompanhar um jogo de futebol na televisão. Na fuga, ao pular de um viaduto próximo ao hospital, sofreu uma queda e, em razão dos ferimentos, veio a falecer.

Nesse caso,

  1. o Estado não responde pela morte do paciente, uma vez que não configurado o nexo de causalidade entre a ação ou omissão estatal e o dano.

  2. o Estado responde de forma subjetiva, uma vez que não configurado o nexo de causalidade entre a ação ou omissão estatal e o dano.

  3. o Estado não responde pela morte do paciente, mas, caso comprovada a negligência dos servidores, estes respondem de forma subjetiva.

  4. o Estado responde pela morte do paciente, garantido o direito de regresso contra os servidores no caso de dolo ou culpa.


Solução

Alternativa Correta: D) o Estado responde pela morte do paciente, garantido o direito de regresso contra os servidores no caso de dolo ou culpa.

A responsabilidade do Estado é objetiva, assumindo o risco da atividade na prestação do serviço público, e neste caso ficou comprovado o nexo de causalidade entre a conduta omissiva por parte do servidor e o dano causado ao paciente. Porém é assegurado ao Estado o direito de regresso contra o responsável, caso seja comprovado culpa ou dolo. Vide Art. 37, § 6º, da CF.

Resolução adaptada de: QConcursos

Edição do Exame: Edição XIX

Ano do Exame: 2016

Assuntos: Responsabilidade Civil do Estado

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora