Disciplina: Direito Penal 0 Curtidas

Enzo completou neste mês 18 anos de idade, sendo certo que, na - OAB

Atualizado em 28/01/2025

Enzo completou neste mês 18 anos de idade, sendo certo que, na sua infância, foi vítima de estupro de vulnerável (pena: de 8 a 15 anos de reclusão).

Considerando que já se passaram 11 anos desde a data do fato, ocorrido em 2013, sem que tenha sido instaurado qualquer inquérito ou investigação, e que o autor do fato já completou 70 anos de idade, Enzo indagou a você, como advogado(a), se ainda seria possível iniciar a persecução penal.

Nesse caso, como advogado(a) de Enzo, assinale a alternativa que, corretamente, orienta a vítima.

  1. O crime de estupro de vulnerável é imprescritível.

  2. O delito está prescrito, ante a redução do prazo prescricional em função da idade do autor do fato.

  3. O prazo de prescrição do delito começou a correr quando Enzo completou 18 anos, não se tendo ultimado até o momento.

  4. O prazo de prescrição aplicável ao caso é de 20 anos, contado da data do fato, não tendo ocorrido a prescrição.


Solução

Alternativa Correta: C) O prazo de prescrição do delito começou a correr quando Enzo completou 18 anos, não se tendo ultimado até o momento.

A alternativa correta é a C, "O prazo de prescrição do delito começou a correr quando Enzo completou 18 anos, não se tendo ultimado até o momento."

No caso de crimes de estupro de vulnerável, a prescrição ocorre após o decurso de um prazo determinado pela legislação penal, sendo contada a partir da data em que a vítima atinge a maioridade, ou seja, aos 18 anos. Como Enzo tem 18 anos e o fato ocorreu há 11 anos, o prazo para o início da contagem da prescrição só começou a correr a partir do seu 18º aniversário. Portanto, a prescrição ainda não ocorreu, pois o prazo de prescrição será contado a partir dessa data.

Além disso, o Código Penal brasileiro prevê que o prazo de prescrição, para crimes como o estupro de vulnerável, é de 20 anos, ou seja, a vítima tem até 20 anos após a maioridade para que a ação penal seja iniciada. Como Enzo ainda está dentro desse prazo, ainda é possível iniciar a persecução penal, desde que o caso seja denunciado dentro desse período.

Edição do Exame: 41ª Edição

Ano do Exame: 2024

Assuntos: Causas e Ectinção da Punibilidade

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora