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Dourado (In Ferreira e Aguiar, 2003) defende a especificidade - FUNDEP
Dourado (In Ferreira e Aguiar, 2003) defende a especificidade da gestão educacional tendo em vista que ela organiza, orienta e viabiliza a prática educativa, compreendida como prática social, e considera a não neutralidade da gestão escolar.
São considerados limites para uma gestão democrática da escola, exceto:
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Centralização das decisões sob o controle do diretor escolar e / ou da supervisão e coordenação pedagógicas.
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Estabelecimento de princípios de organização colegiados da gestão e do trabalho pedagógico.
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Restrição do projeto pedagógico ao mero atendimento às exigências das secretarias de educação.
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Formas de provimento ao cargo de dirigente escolar separadas das comunidades local e escolar.
Solução
Alternativa Correta: B) Estabelecimento de princípios de organização colegiados da gestão e do trabalho pedagógico.
Entende-se por Gestão Escolar o processo que rege o funcionamento da escola, compreendendo tomada de decisão, planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das questões administrativas e pedagógicas, efetivando o envolvimento da comunidade, no âmbito da unidade escolar, baseada na legislação em vigor e nas diretrizes pedagógicas administrativas fixadas pelo respectivo sistema de ensino.
LETRA B
Créditos da Resolução: QConcursos
Banca Examinadora: FUNDEP
Ano da Prova: 2018
Assuntos: Pedagogia, Gestão Democrática
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