Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

FGV - Uma das técnicas narrativas mais comuns é a do suspense

Atualizado em 13/05/2024

Uma das técnicas narrativas mais comuns é a do suspense, produzido pelo retardamento proposital de informações.

Assinale o segmento de texto que se utiliza da técnica do suspense.

  1. Os cabelos são brancos como os de um Papai Noel e esvoaçantes como os de um maestro. Sublinham a pele morena do rosto vastos bigodes com vestígios de amarelo, sedimentação deixada por charutos Monte Cristo, legítimos cubanos, que se revezavam nos dedos com uma legião estrangeira de lapiseiras e canetas.

  2. A menina entrou apressada no escritório do pai, onde havia deixado o celular, mas só o encontrou depois de mais de uma hora de busca, entre as páginas do livro que lá estava lendo.

  3. A biblioteca pessoal do ex-ministro está sendo posta à venda, por um preço muito acima do esperado. O leilão está marcado para a próxima semana”.

  4. Alguns livros atuais estão atraindo muitos leitores, levados pelo estilo agressivo e pela posição ideológica conservadora do autor.

  5. Alguns negócios nada sofreram com a pandemia, ao que parece. A Apple, por exemplo, acaba de exibir um lucro altíssimo no último trimestre.


Solução

Alternativa Correta: A) Os cabelos são brancos como os de um Papai Noel e esvoaçantes como os de um maestro. Sublinham a pele morena do rosto vastos bigodes com vestígios de amarelo, sedimentação deixada por charutos Monte Cristo, legítimos cubanos, que se revezavam nos dedos com uma legião estrangeira de lapiseiras e canetas.

A Letra A apresenta suspense, pois a leitura dele gera curiosidade na figura retratada, podendo com as próximas descrições modificar a imagem do que está sendo detalhado. Isso seria o suspense.

Resolução adaptada de: QConcursos

Banca Examinadora: FGV

Ano da Prova: 2023

Assuntos: Interpretação de Texto

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora