Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

FCC/TJ-PE - Preserva-se plenamente a concordância verbal na frase:

Atualizado em 13/05/2024

FCC/TJ-PE

Preserva-se plenamente a concordância verbal na frase:

  1. Caberia comercializar-se os televisores com uma advertência expressa sobre o perigo que representa as exposições contínuas à tela de uma TV.

  2. Boa parte dos atos de violência provém, de acordo com a pesquisa, do excesso de horas que dedica uma pessoa a assistir à TV.

  3. Seria da responsabilidade dos programas de TV certas incitações à violência, a se crer nas conclusões da pesquisa realizada.

  4. Todo aquele que, assistindo continuamente à TV, costumam valer-se dos recursos do zapping, abrem janelas sobre o devaneio.

  5. Não se atribua tão-somente à TV as atitudes de violência que se vem disseminando nos grandes centros urbanos.


Solução

Alternativa Correta: B) Boa parte dos atos de violência provém, de acordo com a pesquisa, do excesso de horas que dedica uma pessoa a assistir à TV.

quando o sujeito for uma expressão partitiva e vier anteposto ao verbo , o verbo pode ficar no singular ( o que é mais frequente ) ou no plural: A maior parte dos presentes (aplaudiu ou aplaudiram) a linda jogada. Se a expressão partitiva estiver posposta ao verbo, ele fica no singular concordando com o substantivo que funciona como núcleo da expressão partitiva: É de São Paulo que chega a maioria dos voos. Viajou para o Nordeste grande parte dos turistas.

Resolução adaptada de: QConcursos

Banca Examinadora: FCC

Ano da Prova: 2000

Assuntos: Sintaxe

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora