Disciplina: Contabilidade 0 Curtidas
O Pronunciamento Técnico CPC 01(R1) do Comitê de - CESGRANRIO 2015
O Pronunciamento Técnico CPC 01(R1) do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, aprovado pela Deliberação CVM n° 639/2010, trata do valor recuperável de ativos.
Nesse contexto, esse pronunciamento CPC 01(R1) deve ser aplicado na análise de recuperação de ativos classificados como
-
ativos advindos de contratos de construção
-
ativos fiscais diferidos
-
ativos mantidos para venda
-
mercadorias
-
empreendimento controlado em conjunto
Solução
Alternativa Correta: E) empreendimento controlado em conjunto
A alternativa correta é E) empreendimento controlado em conjunto, porque o Pronunciamento Técnico CPC 01(R1) trata do valor recuperável de ativos e estabelece as diretrizes para avaliar quando um ativo pode ser considerado recuperável. A aplicação desse pronunciamento é relevante para ativos que envolvem interesses significativos ou controle compartilhado, como é o caso de um empreendimento controlado em conjunto.
Os empreendimentos controlados em conjunto estão sob a aplicação da norma de avaliação de ativos (como investidos em coligadas e controladas) e precisam ser avaliados para verificar se o valor contábil desses ativos pode ser recuperado, especialmente quando o valor do investimento não for mais recuperável devido a quedas no mercado ou em seus fluxos de caixa futuros. Portanto, a análise de valor recuperável deve ser aplicada para garantir que os ativos não sejam apresentados a valores superiores ao que realmente pode ser recuperado.
Já os outros itens, como ativos fiscais diferidos, mercadorias, ativos mantidos para venda ou ativos advindos de contratos de construção, têm tratamentos específicos que não envolvem diretamente o critério de valor recuperável estabelecido pelo CPC 01(R1). Portanto, a alternativa correta é E, pois o pronunciamento é aplicado na análise de ativos ligados a empreendimentos controlados em conjunto.
Banca Examinadora: CESGRANRIO
Ano da Prova: 2015
Assuntos: Balanço Patrimonial
Vídeo Sugerido: YouTube