Disciplina: Atualidades 0 Curtidas

Brasil reduz emissão de CO2 em 52,3% e está perto - CESGRANRIO 2015

Atualizado em 30/03/2025

Brasil reduz emissão de CO2 em 52,3% e está perto de meta, diz IBGE

RIO – O Brasil caminha para atingir a meta de redução da emissão de gases do efeito estufa, firmada voluntariamente há seis anos e apresentada na Conferência do Clima das Nações Unidas em 2009, indicam dados da 6ª edição dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) 2015, divulgada nesta sexta-feira, 19, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A previsão é reduzir a emissão desses gases entre 36,1% e 38,9% até 2020, com base em valores de referência de 2005. Dez anos antes do prazo final, o País já havia reduzido 52,3% das emissões de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases do efeito estufa, mostra o levantamento do IBGE.

TOMAZELLI, Idiana; SALLOWICZ, Mariana. Brasil reduz emissão de CO2 em 52,3% e está perto de meta, diz IBGE. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 19 jun. 2015. Disponível em: . Acesso em: 8 jul. 2015.

A redução das emissões de gás carbônico (CO2), no período indicado, foi consequência da diminuição da(o)

  1. frota de veículos automotores

  2. desmatamento florestal

  3. produção de energia

  4. atividade industrial

  5. uso de biocombustíveis


Solução

Alternativa Correta: B) desmatamento florestal

A alternativa correta é a B) desmatamento florestal. A redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) no Brasil, no período mencionado, foi fortemente influenciada pela diminuição do desmatamento na Amazônia e em outras áreas florestais. O desmatamento contribui significativamente para as emissões de CO2, pois, ao cortar as árvores, há a liberação do carbono armazenado nelas. Além disso, a vegetação destruída deixa de absorver CO2 da atmosfera, agravando ainda mais as emissões.

Nos últimos anos, o Brasil implementou políticas de combate ao desmatamento ilegal, o que resultou em uma queda expressiva nas taxas de desmatamento, especialmente na Amazônia. A redução do desmatamento foi uma das principais razões para o país alcançar uma redução tão significativa das emissões de gases do efeito estufa, colocando-o próximo de atingir sua meta de redução para 2020.

Embora outros fatores, como a transição para fontes de energia mais limpas ou o uso de biocombustíveis, também possam ter contribuído para a diminuição das emissões, a principal causa foi a diminuição do desmatamento florestal, que teve um impacto direto e positivo na redução das emissões de CO2 no Brasil.

Banca Examinadora: CESGRANRIO

Ano da Prova: 2015

Assuntos: Atualidades do Ano de 2015

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora