Disciplina: História 0 Curtidas

“Do Império britânico pode-se dizer que se não foi o mais - FGV 2023

Atualizado em 28/05/2024

“Do Império britânico pode-se dizer que se não foi o mais duradouro no tempo, o foi em extensão espacial e poder universal, tendo sido o maior de todos quantos a história já registrou. No seu auge, na segunda metade do século XIX, dominava todos os oceanos, sobre toda a economia mundial (particularmente comércio e finanças) e tinha possessões diretas em todos os continentes...”

FLORENZANO, M. Lições de História Moderna (séculos XV a XX). São Paulo: Intermeios, 2021, p. 171.

As razões para a hegemonia britânica devem ser atribuídas:

  1. Ao privilegiado posicionamento geográfico inglês, que garantiu o controle sobre as rotas marítimas mundiais.

  2. À primazia de suas navegações e expedições marítimas, que permitiram aos ingleses se apropriarem mais cedo de importantes entrepostos comerciais.

  3. Ao sucesso de sua colonização na América, cujas colônias se estabeleceram com base na pequena propriedade e no mercado interno.

  4. Às políticas econômicas desenvolvidas pelo Estado britânico, que privilegiaram o comércio de artigos de luxo e de pedras preciosas.

  5. À combinação entre o desenvolvimento industrial e a subordinação de estados e territórios aos seus interesses econômicos e políticos.


Solução

Alternativa Correta: E) À combinação entre o desenvolvimento industrial e a subordinação de estados e territórios aos seus interesses econômicos e políticos.

O período destacado no excerto corresponde à Era Vitoriana, momento de hegemonia britânica no estabelecimento do sistema capitalista como mundial. Pioneira na Revolução Industrial, a Inglaterra do século XIX construiu um "império no qual o sol nunca se põe”, instaurando colônias em diversos continentes e auferindo lucros em um contexto de dependência de Estados americanos há poucas décadas emancipados politicamente.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: FGV

Ano da Prova: 2023

Assuntos: Era Vitoriana

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora