Disciplina: História 0 Curtidas
“Do Império britânico pode-se dizer que se não foi o mais - FGV 2023
“Do Império britânico pode-se dizer que se não foi o mais duradouro no tempo, o foi em extensão espacial e poder universal, tendo sido o maior de todos quantos a história já registrou. No seu auge, na segunda metade do século XIX, dominava todos os oceanos, sobre toda a economia mundial (particularmente comércio e finanças) e tinha possessões diretas em todos os continentes...”
FLORENZANO, M. Lições de História Moderna (séculos XV a XX). São Paulo: Intermeios, 2021, p. 171.
As razões para a hegemonia britânica devem ser atribuídas:
-
Ao privilegiado posicionamento geográfico inglês, que garantiu o controle sobre as rotas marítimas mundiais.
-
À primazia de suas navegações e expedições marítimas, que permitiram aos ingleses se apropriarem mais cedo de importantes entrepostos comerciais.
-
Ao sucesso de sua colonização na América, cujas colônias se estabeleceram com base na pequena propriedade e no mercado interno.
-
Às políticas econômicas desenvolvidas pelo Estado britânico, que privilegiaram o comércio de artigos de luxo e de pedras preciosas.
-
À combinação entre o desenvolvimento industrial e a subordinação de estados e territórios aos seus interesses econômicos e políticos.
Solução
Alternativa Correta: E) À combinação entre o desenvolvimento industrial e a subordinação de estados e territórios aos seus interesses econômicos e políticos.
O período destacado no excerto corresponde à Era Vitoriana, momento de hegemonia britânica no estabelecimento do sistema capitalista como mundial. Pioneira na Revolução Industrial, a Inglaterra do século XIX construiu um "império no qual o sol nunca se põe”, instaurando colônias em diversos continentes e auferindo lucros em um contexto de dependência de Estados americanos há poucas décadas emancipados politicamente.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FGV
Ano da Prova: 2023
Assuntos: Era Vitoriana
Vídeo Sugerido: YouTube