Disciplina: História 0 Curtidas

Leia o fragmento abaixo escrito por José Bonifácio no - FGV 2023

Atualizado em 28/05/2024

Leia o fragmento abaixo escrito por José Bonifácio no século XIX

“O imperador tinha só dois caminhos a seguir, ou ser verdadeiramente constitucional, ou absoluto; no primeiro caso nada tinha que temer dos brasileiros, no segundo corria grandes azares, mas com juízo e constância poderia obter seu fim; mas hesitando constantemente, seguindo as circunstâncias, decerto há de vir a ser vítima sem falta.”

DOLHNIKOFF, Miriam (org.) José Bonifácio de Andrada e Silva. Projetos para o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 225.

Assinale a alternativa correta:

  1. D. Pedro I, diante das ameaças separatistas da oligarquia paulista, optou por impor um regime centralizado, em 1824, inspirado no absolutismo monárquico.

  2. A monarquia constitucional foi instaurada no Brasil com a emancipação política em 1822 e caracterizouse pela estabilidade política.

  3. D. Pedro I, com a dissolução da Assembleia Constituinte em 1823, contrariou os interesses de parcela importante das oligarquias brasileiras.

  4. A adoção do Poder Moderador, em 1824, foi sugerida por setores da elite brasileira influenciados pelo liberalismo político estadunidense.

  5. A implementação do parlamentarismo monárquico no Brasil, em 1824, foi estimulada pelas boas relações diplomáticas mantidas com a Inglaterra.


Solução

Alternativa Correta: C) D. Pedro I, com a dissolução da Assembleia Constituinte em 1823, contrariou os interesses de parcela importante das oligarquias brasileiras.

O excerto remete ao debate político sobre o papel a ser desempenhado por Pedro I na organização do Estado brasileiro. A Assembleia Constituinte, convocada antes da Independência (3 de junho de 1822), deveria estabelecer leis para o Brasil. De acordo com José Bonifácio, se o Imperador se submetesse aos princípios constitucionais, a situação seria estável e não haveria nada a temer. No entanto, havia discordâncias em relação às características do Poder Executivo – o rei desejava seu fortalecimento e a Assembleia, ao menos parcialmente, fazia oposição. Em 12 de novembro de 1823, ela é fechada com um golpe de Estado do Imperador (Noite da Agonia), levando parte das elites políticas a fazer oposição a ele. Depois de impor uma outra Carta Magna (1824), instituindo o Poder Moderador, como uma atribuição privativa do monarca, uma rebelião foi deflagrada em Pernambuco e em outras províncias do Nordeste – a Confederação do Equador, confirmando as previsões de Bonifácio.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: FGV

Ano da Prova: 2023

Assuntos: Monarquia

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora