Disciplina: História 0 Curtidas
“Em 1968, o planeta todo pegou fogo. Foi como se uma - FGV 2023
“Em 1968, o planeta todo pegou fogo. Foi como se uma palavra de ordem universal tivesse sido dada. Em Paris, Roma, Berlim ou Turim, a calçada e o paralelepípedo tornaram-se símbolos de uma geração revoltada. ‘We want the world and we want it now’(queremos o mundo e o queremos já) cantava Jim Morrisson (…)”
COHN-BENDIT, Daniel. Nós que amávamos tanto a revolução. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 10.
Os acontecimentos aludidos por Cohn-Bendit referem-se:
-
A manifestações de jovens pela liberdade de escolha de suas profissões e por medidas sociais de proteção para a sua formação universitária.
-
À rebeldia juvenil expressada na contestação aos padrões da sociedade da época e à produção de uma contracultura.
-
A propostas de reforma do ensino com a extinção de escolas e centros de estudos religiosos e a adoção de uma educação agnóstica.
-
A revoltas e passeatas contra os atos terroristas promovidos por grupos de extrema-esquerda em diversas cidades europeias.
-
A reações de setores democráticos contra a emergência de grupos neonazistas e neofascistas no interior das universidades europeias.
Solução
Alternativa Correta: B) À rebeldia juvenil expressada na contestação aos padrões da sociedade da época e à produção de uma contracultura.
O ano de 1968 ficou marcado pela rebeldia planetária da juventude. Os diversos movimentos possuíam em comum a contestação do establishment, ou seja, a não aceitação da ordem ideológica, econômica, política e cultural estabelecida pela sociedade. Por meio desses movimentos, também conhecidos como “contracultura”, os jovens propunham a criação de uma sociedade alternativa, em que o binômio “paz e amor” seria a nova referência de organização.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FGV
Ano da Prova: 2023
Assuntos: Estabilshment
Vídeo Sugerido: YouTube