Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

TEXTO I Capítulo 4, versículo 3 Minha palavra vale um tiro - ENEM 2024

Questão 22 - Caderno Azul
Atualizado em 31/01/2025

TEXTO I

Capítulo 4, versículo 3

Minha palavra vale um tiro, eu tenho muita munição
Na queda ou na ascensão, minha atitude vai além
E tem disposição pro mal e pro bem
Talvez eu seja um sádico ou um anjo, um mágico
Ou juiz, ou réu, o bandido do céu
Malandro ou otário, quase sanguinário
Franco atirador se for necessário
Revolucionário, insano, ou marginal
Antigo e moderno, imortal
Fronteira do céu com o inferno
Astral imprevisível, como um ataque cardíaco do verso.

RACIONAIS MCs. Sobrevivendo ao inferno. São Paulo: Cosa Nostra, 1997 (fragmento).

TEXTO II

Pode-se dizer que as várias experiências narradas nos discos do Racionais tratam no fundo de um só tema: a violência que estrutura a nossa sociedade. O grupo canta a violência que estrutura as relações entre os familiares, os amigos, o homem e a mulher, o traficante e o viciado. Canta a violência do crime. A violência causada por inveja ou por vaidade. Também canta que a relação entre as classes sociais é sempre violenta: o racismo, a miséria, os baixos salários, a concentração de renda, a esmola, a publicidade, o alcoolismo, o jornalismo, o poder policial, a justiça, o sistema penitenciário, o governo existem por meio da violência.

GARCIA, W. Ouvindo Racionais MCs. Teresa: revista de literatura brasileira, n. 5, 2004 (adaptado).

Na letra da canção, a tematização da violência mencionada no Texto II manifesta-se

  1. como metáfora da desigualdade, que associa a ideia de justiça a valores históricos negativos.

  2. na referência a termos bélicos, que sinaliza uma crítica social à opressão da população das periferias.

  3. como procedimento metalinguístico, que concebe a palavra como uma forma de combate e insubordinação.

  4. nas definições ambíguas do enunciador, que inverte e relativiza as representações da maldade e da bondade.

  5. na menção à imortalidade, que sugere a possibilidade de resistência para além da dicotomia entre vida e morte.


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