Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo? Cliente - ENEM 2009

Questão 92 - Caderno Azul
Atualizado em 13/05/2024

Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente – Estou interessado em financiamento para compra
de veículo.
Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito.
O senhor é nosso cliente?
Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou
funcionário do banco.
Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá
em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de
Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).

Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido

  1. à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade

  2. à iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco.

  3. ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais).

  4. à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo.

  5. ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.


Solução

Alternativa Correta: A) à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade

É bastante evidente, no diálogo transcrito, a passagem do registro formal para o informal, quando o inter locutor da gerente do banco se identifica. Índices de informalidade: você (por senhor), cara, (você), tivesse (estivesse) etc.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias

Ano da Prova: 2009

Nível de Dificuldade da Questão: Fácil

Assuntos: Interpretação Textual, Variações Linguísticas

Vídeo Sugerido: YouTube

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