Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Na Idade Média, as notícias se propagavam com - ENEM 2023
Atualizado em 13/05/2024
Na Idade Média, as notícias se propagavam com surpreendente eficácia. Segundo uma emérita professora de Sorbonne, um cavalo era capaz de percorrer 30 quilômetros por dia, mas o tempo podia se acelerar dependendo do interesse da notícia. As ordens mendicantes tinham um papel importante na disseminação de informações, assim como os jograis, os peregrinos e os vagabundos, porque todos eles percorriam grandes distâncias. As cidades também tinham correios organizados e selos para lacrar mensagens e tentar certificar a veracidade das correspondências. Graças a tudo isso, a circulação de boatos era intensa e politicamente relevante. Um exemplo clássico de fake news da era medieval é a história do rei que desaparece na batalha e reaparece muito depois, idoso e transformado.
Disponível em: www.elpais.com.br. Acesso em: 18 jun. 2018 (adaptado)
A propagação sistemática de informações é um fenômeno recorrente na história e no desenvolvimento das sociedades. No texto, a eficácia dessa propagação está diretamente relacionada ao(à)
-
velocidade de circulação das notícias.
-
nível de letramento da população marginalizada.
-
poder de censura por parte dos serviços públicos.
-
legitimidade da voz dos representantes da nobreza
-
diversidade dos meios disponíveis em uma época histórica.
Solução
Alternativa Correta: E) diversidade dos meios disponíveis em uma época histórica.
O texto do El País apresenta diversas maneiras pelas quais as notícias circulavam na Idade Média: uma notícia poderia ser enviada a cavalo, poderia circular por intermédio de jograis, peregrinos e vagabundos, e até por correios organizados. Dessa forma, evidencia-se que a efetividade da propagação de notícias está ligada à diversidade dos meios existentes nessa época.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias
Ano da Prova: 2023
Nível de Dificuldade da Questão: Médio
Assuntos: Linguagens
Vídeo Sugerido: YouTube