Disciplina: História 0 Curtidas
Na França, o rei Luís XIV teve sua imagem fabricada por um - ENEM 2012
Atualizado em 13/05/2024

Charge anônima. BURKE, P. A fabricação do rei. Rio de Janeiro: Zahar, 1994. (Foto: Enem)
Na França, o rei Luís XIV teve sua imagem fabricada por um conjunto de estratégias que visavam sedimentar uma determinada noção de soberania. Neste sentido, a charge apresentada demonstra
-
a humanidade do rei, pois retrata um homem comum, sem os adornos próprios à vestimenta real.
-
a unidade entre o público e o privado, pois a figura do rei com a vestimenta real representa o público e sem a vestimenta real, o privado.
-
o vínculo entre monarquia e povo, pois leva ao conhecimento do público a figura de um rei despretensioso e distante do poder político.
-
o gosto estético refinado do rei, pois evidencia a elegância dos trajes reais em relação aos de outros membros da corte.
-
a importância da vestimenta para a constituição simbólica do rei, pois o corpo político adornado esconde os defeitos do corpo pessoal.
Solução
Alternativa Correta: E) a importância da vestimenta para a constituição simbólica do rei, pois o corpo político adornado esconde os defeitos do corpo pessoal.
Durante a Época Moderna, o absolutismo monárquico fez largo uso de representações simbólicas para manifestar seus valores e papéis sociais. O próprio monarca, de acordo com a charge, apresenta uma dupla manifestação: inicialmente seu corpo é mostrado sem a indumentária que o caracteriza como soberano, ou seja, um corpo mortal; em seguida, o rei é apresentado com toda sua dignidade absolutista, na qual suas características físicas deixam de ser ressaltadas, suprimindo seus eventuais defeitos. O uso político da figura do monarca sacralizado torna-se assim mais relevante que sua condição meramente humana.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias
Ano da Prova: 2012
Nível de Dificuldade da Questão: Médio
Assuntos: Absolutismo Francês, Estamento Social
Vídeo Sugerido: YouTube