Disciplina: História 0 Curtidas
A fotografia, datada de 1860, é um indício da cultura - Enem 2017
Atualizado em 13/05/2024

A fotografia, datada de 1860, é um indício da cultura escravista no Brasil, ao expressar a
-
ambiguidade do trabalho doméstico exercido pela ama de leite, desenvolvendo uma relação de proximidade e subordinação em relação aos senhores.
-
integração dos escravos aos valores das classes médias, cultivando a família como pilar da sociedade imperial.
-
melhoria das condições de vida dos escravos observada pela roupa luxuosa, associando o trabalho doméstico a privilégios para os cativos.
-
esfera da vida privada, centralizando a figura feminina para afirmar o trabalho da mulher na educação letrada dos infantes.
-
distinção étnica entre senhores e escravos, demarcando a convivência entre estratos sociais como meio para superar a mestiçagem.
Solução
Alternativa Correta: A) ambiguidade do trabalho doméstico exercido pela ama de leite, desenvolvendo uma relação de proximidade e subordinação em relação aos senhores.
No escravismo brasileiro, existia uma clara diferenciação de tratamento entre os escravos braçais e os destinados a tarefas domésticas. De fato, havia entre os últimos e seus senhores uma relação de proximidade que tinha seu ponto alto no papel da “mãe preta” (ama de leite escrava); esta, não obstante sua proximidade com o filho dos senhores e, por consequência, com eles próprios, não perdia sua condição de escrava. Daí a “ambiguidade” da condição escravista da personagem fotografada.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias
Ano da Prova: 2017
Nível de Dificuldade da Questão: Fácil
Assuntos: Escravidão
Vídeo Sugerido: YouTube