Disciplina: História 0 Curtidas
A África também já serviu como ponto de partida para - ENEM 2013
Atualizado em 13/05/2024
A África também já serviu como ponto de partida para comédias bem vulgares, mas de muito sucesso, como Um príncipe em Nova York e Ace Ventura: um maluco na África; em ambas, a África parece um lugar cheio de tribos doidas e rituais de desenho animado. A animação O rei Leão, da Disney, o mais bem-sucedido filme americano ambientado na África, não chegava a contar com elenco de seres humanos.
LEIBOWITZ, E. Filmes de Hollywood sobre África ficam no clichê. Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em 17 abr, 2010.
A produção cinematográfica referida no texto contribui para a constituição de uma memória sobre a África e seus habitantes. Essa memória enfatiza e negligencia, respectivamente, os seguintes aspectos do continente africano:
-
A história e a natureza.
-
O exotismo e as culturas.
-
A sociedade e a economia.
-
O comércio e o ambiente.
-
A diversidade e a política.
Solução
Alternativa Correta: B) O exotismo e as culturas.
Os filmes citados enfatizam o exotismo da África, mantendo a visão etnocentrista ocidental que, desde os primeiros contatos dos europeus com o Continente Negro, procurou contrastar os povos locais com os brancos “civilizados”, dentro de uma perspectiva depreciativa. Ao mesmo tempo, negligenciam a evidência de que as populações africanas apresentam uma rica variedade de culturas que não podem ser avaliadas por juízos de valor, já que refletem um longo processo de construção da própria identidade, tão digna de consideração quanto a de outros continentes.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias
Ano da Prova: 2013
Nível de Dificuldade da Questão: Fácil
Assuntos: Cultura Africana
Vídeo Sugerido: YouTube