Disciplina: Física 0 Curtidas
Para realizar um experimento com uma garrafa PET cheia - ENEM 2013
Atualizado em 13/05/2024
Para realizar um experimento com uma garrafa PET cheia d´água, perfurou-se a lateral da garrafa em três posições a diferentes alturas. Com a garrafa tampada, a água não vazou por nenhum dos orifícios, e, com a garrafa destampada, observou-se o escoamento da água conforme ilustrado na figura

Como a pressão atmosférica interfere no escoamento da água, nas situações com a garrafa tampada e destampada, respectivamente?
-
Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; não muda a velocidade de escoamento, que só depende da pressão da coluna de água.
-
Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; altera a velocidade de escoamento, que é proporcional à pressão atmosférica na altura do furo.
-
Impede a entrada de ar, por ser menor que a pressão interna; altera a velocidade de escoamento, que é proporcional à pressão atmosférica na altura do furo.
-
Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; regula a velocidade de escoamento, que só depende da pressão atmosférica.
-
Impede a entrada de ar, por ser menor que a pressão interna; não muda a velocidade de escoamento, que só depende da pressão da coluna de água.
Solução
Alternativa Correta: A) Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; não muda a velocidade de escoamento, que só depende da pressão da coluna de água.
(I) A Garrafa está tampada
As forças da pressão atmosférica, atuando de fora para dentro da garrafa através dos orifícios, impedem a saída da água.
(II) A garrafa está destampada
As forças da pressão atmosférica, atuando de fora para dentro da garrafa, tanto através dos orifícios como na boca da garrafa, produzem efeitos que se anulam. Dessa forma, a água é ejetada dos orifícios, sendo “empurrada” pelas forças devidas à pressão da coluna líquida contida na garrafa.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Área do Conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias
Ano da Prova: 2013
Nível de Dificuldade da Questão: Difícil
Assuntos: Hidrostática
Vídeo Sugerido: YouTube