Disciplina: Física 0 Curtidas
Nos manuais de instalação de equipamentos de som há o - Enem 2018
Atualizado em 13/05/2024
Nos manuais de instalação de equipamentos de som há o alerta aos usuários para que observem a correta polaridade dos fios ao realizarem as conexões das caixas de som. As figuras ilustram o esquema de conexão das caixas de som de um equipamento de som mono, no qual os alto-falantes emitem as mesmas ondas. No primeiro caso, a ligação obedece às especificações do fabricante e no segundo mostra uma ligação na qual a polaridade está invertida.

O que ocorre com os alto-falantes E e D se forem conectados de acordo com o segundo esquema?
-
O alto-falante E funciona normalmente e o D entra em curto-circuito e não emite som.
-
O alto-falante E emite ondas sonoras com frequências ligeiramente diferentes do alto-falante D provocando o fenômeno de batimento.
-
O alto-falante E emite ondas sonoras com frequências e fases diferentes do alto-falante D provocando o fenômeno conhecido como ruído.
-
O alto-falante E emite ondas sonoras que apresentam um lapso de tempo em relação às emitidas pelo alto-falante D provocando o fenômeno de reverberação.
-
O alto-falante E emite ondas sonoras em oposição de fase às emitidas pelo alto-falante D provocando o fenômeno de interferência destrutiva nos pontos equidistantes aos alto-falantes.
Solução
Alternativa Correta: E) O alto-falante E emite ondas sonoras em oposição de fase às emitidas pelo alto-falante D provocando o fenômeno de interferência destrutiva nos pontos equidistantes aos alto-falantes.
Na conexão de polaridade invertida, o alto-falante E funciona normalmente, já que está ligado de forma correta. O alto-falante D está ligado com polaridade invertida, então, como os alto-falantes emitem as mesmas ondas (com mesma frequência e fase) quando ligados corretamente, podemos descartar a possibilidade de curto-circuito (apenas a polaridade está invertida), batimento (as ondas tem a mesma frequência, então o batimento não é possível), ruído (as ondas tem a mesma frequência), e reverberação (são ligados ao mesmo tempo).
Portanto, o único fenômeno possível é o de interferência, pois ao ligar a polaridade invertida, a fase das ondas sofrem atraso (ou se adiantam) de 180º, ocasionando interferência destrutiva.
Área do Conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias
Ano da Prova: 2018
Nível de Dificuldade da Questão: Fácil
Assuntos: Acústica, Polaridade
Vídeo Sugerido: YouTube