Disciplina: Química 0 Curtidas
Leia o texto para responder à questão. No ano de 2014, - VUNESP 2014
Leia o texto para responder à questão.
No ano de 2014, o Estado de São Paulo vive uma das maiores crises hídricas de sua história. A fim de elevar o nível de água de seus reservatórios, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) contratou a empresa ModClima para promover a indução de chuvas artificiais. A técnica de indução adotada, chamada de bombardeamento de nuvens ou semeadura ou, ainda, nucleação artificial, consiste no lançamento em nuvens de substâncias aglutinadoras que ajudam a formar gotas de água.
(http://exame.abril.com.br. Adaptado.)
Uma das substâncias aglutinadoras que pode ser utilizada para a nucleação artificial de nuvens é o sal iodeto de prata, de fórmula AgI. Utilizando os dados fornecidos na Classificação Periódica dos Elementos, é correto afirmar que o cátion e o ânion do iodeto de prata possuem, respectivamente,
-
46 elétrons e 54 elétrons.
-
48 elétrons e 53 prótons.
-
46 prótons e 54 elétrons.
-
47 elétrons e 53 elétrons.
-
47 prótons e 52 elétrons.
Solução
Alternativa Correta: A) 46 elétrons e 54 elétrons.
Consultando uma tabela periódica para responder esta pertunta, podemos ver que o elemento Ag possui número atômico 47, esse é o número de prótons, que é igual ao número de elétrons.
Como ela está na forma catiônica no sal, como Ag+, então ela tem 1 elétron a menos. Portanto, 46 elétrons.
Quanto ao elemento I, possui número atômico 53, e no sal AgI ele está na forma aniônica, como íon iodeto, I-, então acrescenta-se 1 elétron. Portanto, 54 elétrons.
Resolução adaptada de: QConcursos
Institução: VUNESP
Ano da Prova: 2014
Assuntos: Tranformações Químicas
Vídeo Sugerido: YouTube