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O Surrealismo buscou a comunicação com o irracional - UNIFESP 2018
O Surrealismo buscou a comunicação com o irracional e o ilógico, deliberadamente desorientando e reorientando a consciência por meio do inconsciente.
(Fiona Bradley. Surrealismo, 2001.)
Verifica-se a influência do Surrealismo nos seguintes versos:
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Um gatinho faz pipi.
Com gestos de garçom de restaurant-Palace
Encobre cuidadosamente a mijadinha.
Sai vibrando com elegância a patinha direita
: – É a única criatura fina na pensãozinha burguesa.(Manuel Bandeira, “Pensão familiar”.)
-
A igreja era grande e pobre. Os altares, humildes.
Havia pouca flores. Eram flores de horta.
Sob a luz fraca, na sombra esculpida
(quais as imagens e quais os fiéis?)(Carlos Drummond de Andrade, “Evocação Mariana”.)
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Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.(Carlos Drummond de Andrade, “No meio do caminho”.)
-
E nas bicicletas que eram poemas
chegavam meus amigos alucinados.
Sentados em desordem aparente,
ei-los a engolir regularmente seus relógios
enquanto o hierofante armado cavaleiro
movia inutilmente seu único braço.(João Cabral de Melo Neto, “Dentro da perda da memória”.)
-
– Desde que estou retirando
só a morte vejo ativa,
só a morte deparei
e às vezes até festiva;
só morte tem encontrado
quem pensava encontrar vida, e o pouco que não foi morte foi de vida severina.(João Cabral de Melo Neto, Morte e vida severina.)
Solução
Alternativa Correta: D) E nas bicicletas que eram poemas (João Cabral de Melo Neto, “Dentro da perda da memória”.)
chegavam meus amigos alucinados.
Sentados em desordem aparente,
ei-los a engolir regularmente seus relógios
enquanto o hierofante armado cavaleiro
movia inutilmente seu único braço.
A alternativa D é a mais apropriada porque os versos de João Cabral de Melo Neto refletem características centrais do Surrealismo, como a desconexão lógica e a exploração do inconsciente. A imagem de "bicicletas que eram poemas" e amigos "alucinados" sugere uma mistura de realidades que desafia a lógica convencional, um traço essencial da estética surrealista.
Além disso, a descrição de amigos "engolindo regularmente seus relógios" e a presença do "hierofante armado cavaleiro" criam um ambiente onírico e ilógico, levando o leitor a uma experiência que transcende a razão. Esses elementos refletem a intenção surrealista de desorientar a percepção habitual, abrindo espaço para o inconsciente se manifestar.
Por fim, ao associar imagens cotidianas a situações absurdas e fantásticas, Cabral de Melo Neto se alinha ao objetivo surrealista de romper com a lógica e explorar a complexidade da mente humana. Esse uso da linguagem e das imagens é uma clara aplicação dos princípios do Surrealismo, conforme enfatizado na citação inicial.
Institução: UNIFESP
Ano da Prova: 2018
Assuntos: Interpretação Textual
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