Disciplina: História 0 Curtidas
“A própria Companhia de Jesus, fundada em 1540, era fruto - FGV 2023
“A própria Companhia de Jesus, fundada em 1540, era fruto do ideal reformador. Assim também foi sua intervenção na América. Os jesuítas viajaram leves, livres da bagagem do passado. Procuraram implantar um cristianismo isento dos erros que desfiguraram a Fé na Europa. Seu impulso utópico acabou por florescer plenamente no século XVII, com as suas chamadas Reduções jesuíticas (principalmente no Paraguai).”
BARNADAS, J. M. “A Igreja Católica na América Espanhola Colonial”. In BETHELL, L. (org.) América Latina Colonial. São Paulo: Edusp, 1997, v. 1 p. 525.
A respeito da Companhia de Jesus na Época Moderna, é correto afirmar:
-
Foi formada durante a Reforma Católica mas acabou por se articular com os reformistas protestantes devido a divergências com o papado.
-
Tornou-se um dos principais instrumentos de perseguição aos judeus, atuando, sobretudo, na Holanda e na Alemanha, bases territoriais dessa ofensiva.
-
Envolveu-se em disputas com colonos laicos pelo controle dos povos originários na América.
-
Caracterizou-se pelo estabelecimento de escolas inspiradas no pensamento ilustrado e na defesa do humanismo laico.
-
Posicionou-se oficialmente contra a escravização dos africanos, contra o tráfico negreiro e o cativeiro dos indígenas americanos.
Solução
Alternativa Correta: C) Envolveu-se em disputas com colonos laicos pelo controle dos povos originários na América.
Os inacianos estiveram diretamente ligados às coroas ibéricas (fiéis defensoras do catolicismo) no empreendimento colonizador, quando, a partir do processo catequisador, procuravam afirmar os valores europeus na América, por meio da educação dos colonos e da aculturação dos indígenas. Neste último processo, retiravam os nativos da vida selvagem, levando-os para as missões e ensinando-lhes a vida monogâmica – em habitações separadas por famílias –, bem como a produção agrícola extensiva, a fé católica e a disciplina de horário. Os índios urbanizados possuíam um grande valor de mercado, pois poderiam ser aproveitados na produção mercantil; porém, a oposição à escravização de nativos, o desejo de administrar as missões (ou reduções) de maneira autônoma, sem interferências de poderes laicos, e a constituição de expressivo patrimônio em terras e bens imóveis (como engenhos) geraram intensas disputas com súditos das coroas ibéricas e até mesmo com membros da administração. No caso da América Portuguesa, podem-se citar as tensões com os bandeirantes; a “Botada dos Padres para Fora”, em 1640, em São Paulo; a expulsão dos jesuítas do Brasil, ordenada pelo marquês de Pombal, em 1759; o banimento dos territórios espanhóis por ordem do conde de Aranda, em 1767. Obs.: a fundação da Companhia de Jesus ocorreu em 1534, quando jovens religiosos de diversas origens reuniram-se professando votos de pobreza, castidade e obediência. Em 1540, tem-se a bula papal de reconhecimento da nova ordem religiosa.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FGV
Ano da Prova: 2023
Assuntos: Jesuítas
Vídeo Sugerido: YouTube