Disciplina: Geografia 0 Curtidas
Ao promover a livre circulação de mercadorias - UNESP 2016/2
Ao promover a livre circulação de mercadorias e serviços entre Estados Unidos, Canadá e México, o Acordo de Livre-Comércio da América do Norte ratificou as chamadas maquiladoras, caracterizadas como
-
indústrias estadunidenses em território mexicano, que realizam a montagem de produtos através da exploração de mão de obra.
-
parques tecnológicos estadunidenses em regiões de fronteira mexicana, que priorizam o desenvolvimento industrial regional via compartilhamento dos meios de produção.
-
indústrias mexicanas em território estadunidense, que produzem bens de consumo por meio de parcerias para o desenvolvimento produtivo.
-
universidades técnicas mexicanas em território canadense, que investem na qualificação profissional via intercâmbio de trabalhadores.
-
empresas canadenses em território estadunidense, que objetivam a prestação solidária de serviços essenciais às cidades mexicanas.
Solução
Alternativa Correta: A) indústrias estadunidenses em território mexicano, que realizam a montagem de produtos através da exploração de mão de obra.
As chamadas indústrias maquiladoras permitiram, na fase inicial de funcionamento do NAFTA (Acordo Norte-Americano de Livre Comércio, da sigla em inglês), que capitais norte-americanos, canadenses e do próprio México – e também de outros países – aproveitassem a baratíssima mão de obra mexicana, trocando embalagens de produtos já previamente fabricados em outros países (daí a “maquiagem”), e vendendo-os em EUA e Canadá como se fossem produtos mexicanos, não sendo, portanto sobretaxados. A vida dessas empresas, contudo, tem estado sujeita a altos e baixos, desde que foi instituído o NAFTA, apresentando quedas e recuperando-se nos últimos anos.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNESP
Ano da Prova: 2016
Assuntos: NAFTA
Vídeo Sugerido: YouTube