Disciplina: Geografia 0 Curtidas

Examine a tabela de investimentos em infraestrutura - UNESP 2024

Atualizado em 13/05/2024

Examine a tabela de investimentos em infraestrutura econômica no Brasil, no período de 1990 a 1998, com os volumes de capitais expressos em bilhões de dólares e suas respectivas proporções em relação ao Produto Interno Bruto (PIB).

Questão 42 - UNESP 2024

A partir dos dados da tabela e considerando a experiência histórica brasileira no período, tem-se que

  1. o investimento no setor de transportes teve aumento contínuo após 1994, em virtude da aceleração do crescimento econômico provocado pelo Plano Real.

  2. o setor de telecomunicações, impulsionado pelas mudanças tecnológicas em curso, recebeu, em 1996 e 1997, mais da metade dos investimentos realizados nos três setores nestes dois anos.

  3. o percentual do PIB foi reduzido, em 1998, à metade do que era no primeiro ano do período analisado, indicando a retração econômica provocada pelos planos de estabilização da inflação.

  4. o setor energético recebeu maiores investimentos no período posterior ao Plano Real, devido à exploração de petróleo nas áreas do Pré-Sal, realizada ao longo de todo o período analisado.

  5. o setor de transportes recebeu suas maiores porcentagens de investimentos em 1995 e em 1997, em razão do forte aumento do percentual do PIB ocorrido nestes dois anos.


Solução

Alternativa Correta: B) o setor de telecomunicações, impulsionado pelas mudanças tecnológicas em curso, recebeu, em 1996 e 1997, mais da metade dos investimentos realizados nos três setores nestes dois anos.

Nos anos de 1996 e 1997, o modelo neoliberal adotado pelo governo brasileiro permitiu a privatização do setor de telecomunicações que fez aportar grandes investimentos, sobretudo em comparação com os demais setores apresentados na tabela.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: UNESP

Ano da Prova: 2024

Assuntos: Neoliberalismo

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora