Disciplina: Direito do Trabalho 0 Curtidas

OAB - Jorge é um teletrabalhador e cumpre jornada preestabelecida pelo

Atualizado em 13/05/2024

Jorge é um teletrabalhador e cumpre jornada preestabelecida pelo empregador, que o monitora por meio de meios telemáticos. A empresa montou um home office na residência do empregado, fornecendo móveis (mesa e cadeira ergonômica), computador e impressora. Em determinado dia de trabalho, quando conferia relatórios, a cadeira em que Jorge estava sentado quebrou e ele, devido à queda violenta, machucou-se.

Na hipótese, de acordo com a Lei,

  1. ocorreu acidente do trabalho, sendo irrelevante se o trabalho é prestado na residência do empregado.

  2. não se pode cogitar de acidente do trabalho no teletrabalho, pois o empregado está em seu domicílio e não sob as vistas do empregador.

  3. o evento jamais poderá ser considerado acidente do trabalho, uma vez que a situação não foi testemunhada por ninguém.

  4. todo acidente domiciliar é acidente do trabalho, segundo a legislação previdenciária.


Solução

Alternativa Correta: A) ocorreu acidente do trabalho, sendo irrelevante se o trabalho é prestado na residência do empregado.

CLT, art. 6º Não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio do empregado e o realizado a distância, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relação de emprego. (Redação dada pela Lei nº 12.551, de 2011)

Parágrafo único. Os meios telemáticos e informatizados de comando, controle e supervisão se equiparam, para fins de subordinação jurídica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e supervisão do trabalho alheio.

Edição do Exame: Edição XIX

Ano do Exame: 2016

Assuntos: Saúde Ocupacional

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora