Disciplina: Direito do Trabalho 0 Curtidas
OAB - Em determinada reclamação trabalhista o juiz, à luz das provas
Em determinada reclamação trabalhista o juiz, à luz das provas produzidas, considera que a natureza jurídica da extinção contratual foi culpa recíproca (de ambas as partes).
Para a hipótese, as alternativas a seguir apresentam direitos deferidos ao trabalhador, à exceção de uma. Assinale-a.
-
Metade do aviso prévio.
-
Metade do 13º salário proporcional.
-
Seguro desemprego.
-
Indenização de 20% sobre o FGTS.
Solução
Alternativa Correta: C) Seguro desemprego.
Segundo a doutrina de Renato Saraiva:
"A culpa recíproca ocorre quando tanto o obreiro quanto o empregador cometem falta grave, tipificadas, respectivamente, nos arts. 482 e 483 consolidados, justificando a resolução contratual".
A súmula 14 do TST define quais são os direitos inerentes ao trabalhador no caso de resolução do contrato de trabalho por culpa recíproca:
"Reconhecida a culpa recíproca na rescisão do contrato de trabalho (art. 484 da CLT), o empregado tem direito a 50% (cinquenta por cento) do valor do aviso-prévio, do 13º salário e das férias proporcionais".
Quanto a indenização o artigo 484 da CLT é claro ao definir que havendo culpa recíproca a indenização será reduzida pela metade, senão vejamos:
Art. 484 da CLT: Havendo culpa recíproca no ato que determinou a rescisão do contrato de trabalho, o tribunal de trabalho reduzirá a indenização à que seria devida em caso de culpa exclusiva do empregador, por metade.
Logo, diante dos diplomas transcritos, apenas o seguro desemprego não será devido na presente questão.
Resolução adaptada de: QConcursos
Edição do Exame: Edição X
Ano do Exame: 2013
Assuntos: Cessação do Contrato de Emprego
Vídeo Sugerido: YouTube