Disciplina: Direito Civil 0 Curtidas

Júlio Cesar e Thayane foram casados por 8 anos e tiveram 2 - OAB

Atualizado em 24/07/2024

Júlio Cesar e Thayane foram casados por 8 anos e tiveram 2 filhos. Como a separação foi amigável, o casal achou melhor não realizar qualquer medida judicial, acordando verbalmente o valor da pensão alimentícia que seria paga em benefício dos menores, bem como o esquema de convivência parental. Entretanto, 3 anos após a separação, Thayane resolveu reajustar o valor da pensão alimentícia. O que não foi aceito por Júlio Cesar. Como não conseguiram alcançar um acordo, já que Júlio Cesar não pagou os valores solicitados, Thayane decidiu suspender o contato do pai com os filhos. Sem poder ter contato com os filhos, Júlio Cesar procura você, como advogado(a), a fim de receber sua orientação.

Assinale a opção que indica, corretamente, sua orientação.

  1. A medida adotada por Thayane está correta, pois a mãe tem autonomia para suspender o contato do pai que não cumpre com seus deveres de prestar alimentos, resguardando, dessa forma, a proteção necessária ao desenvolvimento biopsíquico dos menores.

  2. Thayane pode impedir o contato de Júlio Cesar com o filho, já que, após a separação, o exercício da autoridade familiar é exclusivo da mãe, que tem o dever de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes.

  3. Thayane não pode impedir a convivência de Júlio Cesar com os filhos em razão do não pagamento da pensão alimentícia nos valores que foram pleiteados, pois independentemente das questões pendentes com relação aos alimentos, a convivência dos filhos com os pais é um direito fundamental.

  4. Thayane não pode impedir o contato de Júlio Cesar com os filhos, já que, tanto os alimentos, quando a guarda e convivência parental jamais foram regularizadas judicialmente, limitando-se o casal a um acordo verbal.


Solução

Alternativa Correta: C) Thayane não pode impedir a convivência de Júlio Cesar com os filhos em razão do não pagamento da pensão alimentícia nos valores que foram pleiteados, pois independentemente das questões pendentes com relação aos alimentos, a convivência dos filhos com os pais é um direito fundamental.

A resposta correta para a situação descrita é a alternativa C) "Thayane não pode impedir a convivência de Júlio Cesar com os filhos em razão do não pagamento da pensão alimentícia nos valores que foram pleiteados, pois independentemente das questões pendentes com relação aos alimentos, a convivência dos filhos com os pais é um direito fundamental."

No Brasil, a convivência dos filhos com os pais é um direito fundamental, garantido pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Mesmo que haja questões pendentes quanto ao pagamento da pensão alimentícia, isso não autoriza unilateralmente a mãe a suspender o direito de convivência do pai com os filhos. A falta de pagamento da pensão alimentícia não pode ser motivo para impedir o exercício do direito de visita, que deve ser respeitado independentemente de outras questões judiciais pendentes entre os pais.

Dessa forma, a orientação adequada para Júlio Cesar é buscar auxílio jurídico para regularizar judicialmente a situação da pensão alimentícia e, ao mesmo tempo, buscar a regularização da guarda e do direito de visita aos filhos, assegurando assim o pleno exercício dos direitos parentais.

Edição do Exame: 39ª Edição

Ano do Exame: 2023

Assuntos: Direito de Família

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora