Disciplina: Química 0 Curtidas
O crescente interesse em combustíveis renováveis, derivados - UNICAMP
O crescente interesse em combustíveis renováveis, derivados tanto da cana de açúcar quanto da cana de energia, tem impulsionado estudos no sentido de permitir o maior aproveitamento desses dois tipos de cana na produção de bioetanol de primeira e segunda geração, sendo este último um biocombustível produzido a partir de fibras presentes na cana. Em um simpósio brasileiro sobre bioetanol e biorrefino, realizado em 2017, foram apresentados dados relativos à produção de bioetanol a partir de cana de açúcar e cana de energia. Um pequeno extrato desses dados encontra-se na tabela a seguir.

Comparando-se os dados, pode-se concluir que a vantagem da cana de energia em relação à cana de açúcar reside em uma maior produção de bioetanol de
-
primeira e de segunda geração; o aumento maior se dá na produção de bioetanol de segunda geração, tendo como base a produtividade por hectare.
-
segunda geração, produção essa que compensa a diminuição na produção de bioetanol de primeira geração, tendo como base a produtividade por hectare.
-
primeira geração, produção essa que compensa a diminuição na produção de bioetanol de segunda geração, tendo como base os teores indicados.
-
primeira e de segunda geração; o aumento maior se dá na produção de bioetanol de primeira geração, tendo como base os teores indicados.
Solução
Alternativa Correta: A) primeira e de segunda geração; o aumento maior se dá na produção de bioetanol de segunda geração, tendo como base a produtividade por hectare.
A produção de bioetanol se dá pelo açúcar (1º geração) e pela fibra (2º geração). Como a cana de energia apresenta maior massa de açúcar (14 t/ha) e de fibra (45 t/ha) que a cana de açúcar (11 t/ha), terá maior produtividade de bioetanol tanto de 1º geração quanto de 2.a geração, sendo essa última mais acentuada.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2022
Assuntos: Biocombustível
Vídeo Sugerido: YouTube