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Guardadas as diferenças que separam as obras a seguir - FUVEST 2013
Morro da Babilônia
À noite, do morro
descem vozes que criam o terror
(terror urbano, cinquenta por cento de cinema,
e o resto que veio de Luanda ou se perdeu na língua
[geral).
Quando houve revolução, os soldados se espalharam
[no morro,
o quartel pegou fogo, eles não voltaram.
Alguns, chumbados, morreram.
O morro ficou mais encantado.
Mas as vozes do morro
não são propriamente lúgubres.
Há mesmo um cavaquinho bem afinado
que domina os ruídos da pedra e da folhagem
e desce até nós, modesto e recreativo,
como uma gentileza do morro.
(Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo.)
Guardadas as diferenças que separam as obras a seguir comparadas, as tensões a que remete o poema de Drummond derivam de um conflito de
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caráter racial, assim como sucede em A cidade e as serras.
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grupos linguísticos rivais, de modo semelhante ao que ocorre em Viagens na minha terra.
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fundo religioso e doutrinário, como o que agita o enredo de Til.
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classes sociais, tal como ocorre em Capitães da areia.
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interesses entre agregados e proprietários, como o que tensiona as Memórias póstumas de Brás Cubas.
Solução
Alternativa Correta: D) classes sociais, tal como ocorre em Capitães da areia.
A “luta de classes” é explícita no romance de Jorge Amado e sugerida no poema de Drummond. Neste último, as referências ao “terror” — e mesmo à música — que vem do morro são sugestões do conflito — e da distância social — entre o morro e os habitantes da cidade a que o eu lírico se associa com o emprego do pronome nós.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Institução: FUVEST
Ano da Prova: 2013
Assuntos: Poema, Drummond
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