Disciplina: Literatura 0 Curtidas
Considere as seguintes comparações entre Vidas secas, de - FUVEST 2014
Considere as seguintes comparações entre Vidas secas, de Graciliano Ramos, e Capitães da areia, de Jorge Amado:
I. Quanto à relação desses livros com o contexto histórico em que foram produzidos, verifica-se que ambos são tributários da radicalização político-ideológica subsequente, no Brasil, à Revolução de 1930.
II. Embora os dois livros comportem uma consciência crítica do valor da linguagem no processo de dominação social, em Vidas secas, essa consciência relaciona-se ao emprego de um estilo conciso e até ascético, o que já não ocorre na composição de Capitães da areia.
III. Por diferentes que sejam essas obras, uma e outra conduzem a um final em que se anuncia a redenção social das personagens oprimidas, em um futuro mundo reconciliado, de felicidade coletiva.
Está correto o que se afirma em
-
I, somente.
-
I e II, somente.
-
III, somente.
-
II e III, somente.
-
I, II e III.
Solução
Alternativa Correta: B) I e II, somente.
Vidas Secas (1938) e Capitães da Areia (1937) enquadram-se no neorrealismo modernista, corrente literária que é marcada pela crise econômica e pela radicalização ideológica subsequente à crise mundial de 1929 e à Revolução de 1930. Em ambos os romances, evidencia-se a consciência crítica a respeito da importância da linguagem no processo de dominação social. Em Capitães da Areia, o poder econômico controla a informação da imprensa, apenas os jornais clandestinos noticiam a fuga do camarada Pedro Bala. Em Vidas Secas, é recorrente a falta de expressão social e linguística dos miseráveis, mas isso é expresso num estilo conciso, bem diferente do fluente e quase polixo narrador de Capitães da Areia. A única afirmação falsa é a número III, pois em Vidas Secas não se anuncia a redenção social dos oprimidos, diferentemente do desfecho de Capitães da Areia, em que a grande maioria dos menores marginalizados torna-se brigada de choque do Partido Comunista e luta, então, para a transformação da estrutura da sociedade. Vidas Secas é um romance circular: o primeiro capítulo, “Mudança”, e o último, “Fuga”, apresentam a mesma situação: Fabiano e família fugindo da seca.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Institução: FUVEST
Ano da Prova: 2014
Assuntos: Vidas Secas, Capitães da Areia, Graciliano Ramos
Vídeo Sugerido: YouTube