Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Um dos contrastes entre passado e presente que - FUVEST 2013
Vivendo e...
Eu sabia fazer pipa e hoje não sei mais. Duvido que se hoje pegasse uma bola de gude conseguisse equilibrá-la na dobra do dedo indicador sobre a unha do polegar, quanto mais jogá-la com a precisão que
5 tinha quando era garoto. (...) Juntando-se as duas mãos de um determinado jeito, com os polegares para dentro, e assoprando pelo buraquinho, tirava-se um silvo bonito que inclusive variava de tom conforme o posicionamento das mãos.
10 Hoje não sei mais que jeito é esse. Eu sabia a fórmula de fazer cola caseira. Algo envolvendo farinha e água e muita confusão na cozinha, de onde éramos expulsos sob ameaças. Hoje não sei mais.
15 A gente começava a contar depois de ver um relâmpago e o número a que chegasse quando ouvia a trovoada, multiplicado por outro número, dava a distância exata do relâmpago. Não me lembro mais dos números.
20 Lembro o orgulho com que consegui, pela primeira vez, cuspir corretamente pelo espaço adequado entre os dentes de cima e a ponta da língua de modo que o cuspe ganhasse distância e pudesse ser mirado. Com prática, conseguia-se controlar a
25 trajetória elíptica da cusparada com uma mínima margem de erro. Era puro instinto. Hoje o mesmo feito requereria complicados cálculos de balística, e eu provavelmente só acertaria a frente da minha camisa. Outra habilidade perdida.
30 Na verdade, deve-se revisar aquela antiga frase. É vivendo e ........... . Não falo daquelas coisas que deixamos de fazer porque não temos mais as condições físicas e a coragem de antigamente, como subir em bonde andando – mesmo porque não há
35 mais bondes andando. Falo da sabedoria desperdiçada, das artes que nos abandonaram. Algumas até úteis. Quem nunca desejou ainda ter o cuspe certeiro de garoto para acertar em algum alvo contemporâneo, bem no olho, depois sair correndo? Eu já.
(Luís Fernando Verissimo. Comédias para se ler na escola.)
Um dos contrastes entre passado e presente que caracterizam o desenvolvimento do texto manifesta-se na oposição entre as seguintes expressões:
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“precisão” (L. 4) / “fórmula” (L. 12).
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“muita confusão” (L. 13) / “distância exata” (L. 17-18).
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“trajetória elíptica” (L. 25) / “mínima margem de erro” (L. 25-26).
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“puro instinto” (L. 26) / “complicados cálculos” (L. 27).
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“habilidade perdida” (L. 29) / “artes que nos abandonaram” (L. 36).
Solução
Alternativa Correta: D) “puro instinto” (L. 26) / “complicados cálculos” (L. 27).
As habilidades que, no passado, brotavam de “puro instinto”, no presente demandariam “complicados cálculos”.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Institução: FUVEST
Ano da Prova: 2013
Assuntos: Análise do Texto
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