Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
O poema apresenta traços da estética da primeira fase do - FAMERP 2019
Leia o poema de Mário de Andrade para responder às questões 09 e 10.

O poema apresenta traços da estética da primeira fase do modernismo, o que se faz evidente
-
na exploração de palavras próprias da linguagem espontânea e popular, como “boniteza”, e na ausência de pontuação em “O pensamento a alma o desgosto”, por exemplo.
-
no emprego do verso livre ao longo de todo o texto e no desprezo dos recursos que imprimem musicalidade aos versos, considerando que não há rimas nem recorrências sonoras.
-
no uso de expressões com sentidos que contrastam, como “pensamento” e “alma”, e na repetição sistemática de frases inteiras, como “De você”.
-
na subjetividade marcante, explicitada na presença do pronome de primeira pessoa, e no uso de neologismos, como “faceirice” e “enrabicham”.
-
na ruptura com a gramática normativa, com o evidente erro no emprego do verbo “receber” em “De você, Rosa, eu não queria / Receber somente esse abraço”, e na presença reiterada de inversões sintáticas.
Solução
Alternativa Correta: A) na exploração de palavras próprias da linguagem espontânea e popular, como “boniteza”, e na ausência de pontuação em “O pensamento a alma o desgosto”, por exemplo.
O registro da linguagem popular (“boniteza” e “moreninha”) e a ausência de pontuação evidenciam a ruptura estética da primeira geração modernista (1922-1930) em relação à arte acadêmica, representada pelo rigor formal dos parnasianos.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FAMERP
Ano da Prova: 2019
Assuntos: Modernismo
Vídeo Sugerido: YouTube