Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

O convívio de um repertório narrativo de caráter mítico ou - FGV 2015

Atualizado em 13/05/2024

Texto para à questão

Era no tempo do rei
Uma das quatro esquinas que formam as ruas do Ouvidor e da Quitanda, cortando-se mutuamente, chamava-se nesse tempo - O canto dos meirinhos -; e bem lhe assentava o nome, porque era aí o lugar de encontro favorito de todos os indivíduos dessa classe (que gozava então de não pequena consideração). Os meirinhos de hoje não são mais do que a sombra caricata dos meirinhos do tempo do rei; esses eram gente temível e temida, respeitável e respeitada; formavam um dos extremos da formidável cadeia judiciária que envolvia todo o Rio de Janeiro no tempo em que a demanda era entre nós um elemento de vida: o extremo oposto eram os desembargadores. Ora, os extremos se tocam, e estes, tocando-se, fechavam o círculo dentro do qual se passavam os terríveis combates das citações, provarás, razões principais e finais, e todos esses trejeitos judiciais que se chamava o processo.
Daí sua influência moral.

Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias.

O convívio de um repertório narrativo de caráter mítico ou lendário e de referências diretas a coisas e pessoas reais, pertencentes à realidade histórica, presente nas Memórias de um sargento de milícias, caracteriza também, principalmente, a estrutura da obra

  1. Senhora, de José de Alencar.

  2. O cortiço, de Aluísio Azevedo.

  3. Quincas Borba, de Machado de Assis.

  4. Macunaíma, de Mário de Andrade.

  5. São Bernardo, de Graciliano Ramos.


Solução

Alternativa Correta: D) Macunaíma, de Mário de Andrade.

Macunaíma foi classificado por Mário de Andrade como rapsódia, narrativa sobre os mitos de um povo. Na síntese que essa obra faz sobre o ser e o falar brasileiros, aparecem personagens históricos, como José de Anchieta, a realidade geográfica brasileira, como o rio Tietê, transfigurados sob o prisma cubista, futurista, enfim, as correntes da vanguarda europeia, que formataram a primeira geração modernista (1922-1930).

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: FGV

Ano da Prova: 2015

Assuntos: Literatura Brasileira

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora