Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

No período do quarto parágrafo “O que causa estranheza aos - FGV 2020

Atualizado em 13/05/2024

Leia o texto para responder

São Paulo – Os olhos do Brasil e do mundo se voltam para a maior floresta tropical e maior reserva de biodiversidade da Terra. Milhares de mensagens de alerta em diferentes línguas circulam nas redes sociais com a hashtag #PrayForAmazonia. A razão não poderia ser pior: a Amazônia arde em chamas.
O bioma é o mais afetado pela maior onda de incêndios florestais no Brasil em sete anos. Não há novidade no fenômeno em si. A Amazônia sempre sofreu com queimadas ligadas à exploração de terra. Mas como isso chegou tão longe? Segundo dados do Inpe, o número de focos de incêndio florestal aumentou 83% entre janeiro e agosto de 2019 na comparação com o mesmo período de 2018. Desde 1.o de janeiro até a terça-feira [20.08.2019] foram contabilizados 74 155 focos, alta de 84% em relação ao mesmo período do ano passado. É o número mais alto desde que os registros começaram, em 2013. A última grande onda é de 2016, com 66 622 focos de queimadas nesse período. Combinado a períodos de seca severa, o desmatamento e a prática de queimadas podem gerar um saldo final incendiário. O que causa estranheza aos especialistas nos eventos de 2019, porém, é que a seca não se mostra tão severa como nos anos anteriores e tampouco houve eventos climáticos extremos, como o El Niño, que justifiquem um aumento considerável nos focos de incêndio. Além disso, os tempos de seca mais severos ocorrem geralmente no mês de setembro. Ou seja: a mão do homem pesou, e muito, para a alta neste ano.

(Vanessa Barbosa. “Inferno na floresta: o que sabemos sobre os
incêndios na Amazônia”. https://exame.abril.com.br, 23.08.2019.
Adaptado.)

No período do quarto parágrafo “O que causa estranheza aos especialistas nos eventos de 2019, porém, é que a seca não se mostra tão severa como nos anos anteriores e tampouco houve eventos climáticos extremos, como o El Niño, que justifiquem um aumento considerável nos focos de incêndio”, as orações sublinhadas estabelecem, respectivamente, sentido de:

  1. adversidade; comparação; causa.

  2. concessão; consequência; restrição.

  3. condição; consequência; explicação.

  4. adversidade; comparação; explicação.

  5. concessão; condição; consequência.


Solução

Alternativa Correta: D) adversidade; comparação; explicação.

A primeira oração estabelece uma relação de oposição com a seguinte, expressa pela conjunção “porém”; “tão severa como nos anos anteriores” é uma comparação; “que justifiquem um aumento considerável nos foros de incêndio” é uma explicação da oração anterior.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: FGV

Ano da Prova: 2020

Assuntos: Gramática

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora