Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Na década de 1950, quando iniciava seu governo, - UNICAMP 2019
Na década de 1950, quando iniciava seu governo, Juscelino Kubitschek prometeu “50 anos em 5”. Na campanha do atual governo o slogan ficou assim: “O Brasil voltou, 20 anos em dois”. A ‘tradução’ não tinha como dar certo; era como comparar vinho com água. E mais: havia uma vírgula no meio do caminho. Na propaganda, apenas uma vírgula impede que a leitura, ao invés de ser positiva e associada ao progressismo de Juscelino, se transforme numa mensagem de retrocesso: o Brasil de fato ‘voltou’ muito nesses últimos dois anos; para trás.
(Adaptado de Lilia Schwarcz, Havia uma vírgula no meio do caminho. Nexo Jornal, 21/05/2018.)
Considerando o gênero propaganda institucional e o paralelo histórico traçado pela autora, é correto afirmar que o slogan do atual governo fracassou porque
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o uso da vírgula provocou uma leitura negativa do trecho que alude ao slogan da década de 1950.
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a mensagem projetada pelo slogan anterior era mais clara, direta, e não exigia o uso da vírgula.
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a alusão ao slogan anterior afasta o público jovem e provoca a perda de seu poder persuasivo.
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o duplo sentido do verbo “voltar” gerou uma mensagem que se afasta daquela projetada pelo slogan anterior.
Solução
Alternativa Correta: D) o duplo sentido do verbo “voltar” gerou uma mensagem que se afasta daquela projetada pelo slogan anterior.
Por tratar-se de propaganda institucional, o slogan deveria ter sentido objetivo, claro e denotativo. Porém, o verbo “voltar”, no slogan “O Brasil voltou, 20 anos em 2” tem sentido ambíguo. Pode ser entendido tanto como “retornar, retroceder”, cujo sentido é negativo, quanto “reerguer-se, ressurgir”, cuja intenção do autor era que fosse positivo, pois sugeria a retomada do crescimento depois de um período de estagnação.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2019
Assuntos: Verbo
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