Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Leia o texto. Dimitria cursava a oitava série no - UNIFESP 2011

Atualizado em 30/11/2024

Leia o texto.
Dimitria cursava a oitava série no colégio e desapareceu durante as férias de julho de 2008. Segundo a polícia, a garota avisou que iria viajar em companhia do caseiro, mas nunca mais foi vista. (...) De acordo com a polícia, [o caseiro] Silva disse que matou a menina porque era apaixonado por ela, mas ela não o correspondia.

(Folha de S.Paulo, 16.08.2010.)

No texto, há um erro gramatical. O tipo de erro e a versão que o corrige estão, respectivamente, em

  1. uso de conectivo – Silva disse no depoimento o qual matou a menina (...)

  2. uso de pronome – (...) porque era apaixonado por ela, mas ela não correspondia.

  3. uso de conectivo – (...) iria viajar em companhia do caseiro, porém nunca mais foi vista.

  4. uso de adjetivo – (...) porque era obcecado por ela, mas ela não o correspondia.

  5. uso de verbo – Dimitria frequentava a oitava série no colégio (...)


Solução

Alternativa Correta: B) uso de pronome – (...) porque era apaixonado por ela, mas ela não correspondia.

A resposta correta é a alternativa B) uso de pronome – (...) porque era apaixonado por ela, mas ela não correspondia. O erro gramatical presente no trecho é o uso incorreto do pronome "ela" como objeto direto do verbo "correspondia". O verbo "corresponder" exige um pronome oblíquo indireto, e a forma correta seria "lhe", em vez de "ela". O trecho deveria ser corrigido para: "porque era apaixonado por ela, mas ela não lhe correspondia."

A alternativa A) uso de conectivo – Silva disse no depoimento o qual matou a menina (...) não está correta, pois a palavra "o qual" está sendo utilizada de forma inadequada. No caso, a utilização de "o qual" não é necessária nem adequada para a frase, e a correção envolveria outra forma de expressão, mas não está relacionada a um erro gramatical relevante neste contexto.

A alternativa C) uso de conectivo – (...) iria viajar em companhia do caseiro, porém nunca mais foi vista também não é a correta, já que o conectivo "porém" está sendo usado em um contexto inadequado. O termo "mas" já cumpre a função de introduzir a ideia de contraste, e a substituição por "porém" não seria um erro gramatical significativo, tampouco se trata de um erro como o da alternativa correta.

As alternativas D) uso de adjetivo – (...) porque era obcecado por ela, mas ela não o correspondia e E) uso de verbo – Dimitria frequentava a oitava série no colégio (...) também não apresentam o erro gramatical descrito no enunciado. A mudança do adjetivo "apaixonado" para "obcecado" não constitui um erro gramatical, e a substituição do verbo "cursava" por "frequentava" também não apresenta erro de concordância ou de regência.

Institução: UNIFESP

Ano da Prova: 2011

Assuntos: Interpretação Textual

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora