Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Indique a alternativa que apresenta a função sintática - UNIFESP 2011
Instrução: Leia o texto para responder a questão.
De tudo que é nego torto
Do mangue e do cais do porto
Ela já foi namorada
O seu corpo é dos errantes
Dos cegos, dos retirantes
É de quem não tem mais nada
Dá-se assim desde menina
Na garagem, na cantina
Atrás do tanque, no mato
É a rainha dos detentos
Das loucas, dos lazarentos
Dos moleques do internato
E também vai amiúde
Co’os velhinhos sem saúde
E as viúvas sem porvir
Ela é um poço de bondade
E é por isso que a cidade
Vive sempre a repetir
Joga pedra na Geni
Joga pedra na Geni
Ela é feita pra apanhar
Ela é boa de cuspir
Ela dá pra qualquer um
Maldita Geni
(Chico Buarque. Geni e o zepelim.)
Indique a alternativa que apresenta a função sintática do verso De tudo que é nego torto.
-
Adjunto adverbial de modo.
-
Objeto indireto.
-
Predicativo do sujeito.
-
Adjunto adnominal.
-
Complemento nominal.
Solução
Alternativa Correta: E) Complemento nominal.
A alternativa E) Heptassílabos – rima consoante é a correta porque o poema de Chico Buarque é composto por versos heptassílabos (sete sílabas métricas por verso), também chamados de "redondilhos maiores". Este tipo de métrica é comum em formas poéticas populares e é uma característica marcante da música. A estrutura dos versos, como por exemplo, "De tudo que é nego torto", revela que cada verso é formado por sete sílabas métricas, o que confirma o uso de heptassílabos.
Além disso, a rima predominante no poema é consoante, o que significa que as palavras rimadas possuem a mesma sonoridade nas últimas vogais e consoantes a partir da última tônica. Exemplos disso podem ser encontrados em versos como "nada" e "namorada", ou "bondade" e "cidade", onde as rimas envolvem tanto as consoantes quanto as vogais finais. A rima consoante é mais rigorosa que a toante, que só exigiria a correspondência das vogais.
Portanto, a escolha da alternativa E é correta, pois a métrica heptassílaba e a rima consoante são as características principais observadas na letra da canção, que segue essas normas de forma consistente ao longo do texto.
Institução: UNIFESP
Ano da Prova: 2011
Assuntos: Interpretação Textual
Vídeo Sugerido: YouTube