Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Em suas considerações, o personagem Natureza Morta - UNIFESP 2012

Atualizado em 28/11/2024

Chove chuva, chove sem parar

O óbvio, o esperado. Nos últimos dias, o comentário que teimou e bateu ponto em qualquer canto de Curitiba, principalmente nos botecos, foi um só:
– Mas que chuvarada, né?
De olho no nível das águas do pequeno riacho que passa junto à mansão da Vila Piroquinha, Natureza Morta procurou o lado bom de tanta chuva ininterrupta.
Concluiu que, pelo excesso de uso, dispositivo sempre operante, o tempo fez a alegria do pessoal que conserta limpador de para-brisa. Desse pessoal e, nem tanto, de quem vende guarda-chuva. Afinal, do jeito que a coisa andava, agravada pelo frio, a freguesia – de maneira compulsória – praticamente desapareceu das ruas.

(Gazeta do Povo, 02.08.2011.)

Em suas considerações, o personagem Natureza Morta conclui que

  1. as pessoas gostam de sair às ruas em dias de chuva.

  2. a chuva em excesso teve o seu lado positivo.

  3. o lado bom da chuva foi o comentário nos botecos.

  4. as pessoas ficam alegres em dias chuvosos.

  5. chuva muito agradou aos vendedores de guarda-chuva.


Solução

Alternativa Correta: B) a chuva em excesso teve o seu lado positivo.

A alternativa correta é b) a chuva em excesso teve o seu lado positivo. No texto, o personagem Natureza Morta analisa a situação e, apesar de a chuva excessiva ser incômoda, ele identifica um "lado bom" nela. Ele destaca que o excesso de chuva beneficiou aqueles que trabalham consertando limpadores de para-brisa e também, em menor escala, os vendedores de guarda-chuvas. A chuva criou uma demanda para esses profissionais, o que trouxe um impacto positivo, mesmo que indireto, em suas atividades.

Além disso, o texto faz uma observação irônica sobre como a chuva, em vez de ser vista apenas como um inconveniente, foi capaz de gerar oportunidades de lucro para certas pessoas, como os reparadores de limpadores de para-brisa. Isso sugere que, mesmo em uma situação desfavorável como o excesso de chuva, sempre há alguém que pode se beneficiar, o que é uma visão do "lado positivo" que o personagem encontra na situação.

Portanto, a conclusão do personagem é que, apesar do incômodo causado pela chuva, ela teve efeitos benéficos para aqueles que se aproveitam das circunstâncias, como o pessoal que conserta limpadores de para-brisa e vende guarda-chuvas. Esse é o "lado bom" que Natureza Morta encontra, tornando a alternativa b) a chuva em excesso teve o seu lado positivo a mais adequada.

Institução: UNIFESP

Ano da Prova: 2012

Assuntos: Interpretação Textual

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora