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Em sua consideração do poema, o poeta reivindica como traço - FGV 2014
Texto para à questão
Consideração do poema
Não rimarei a palavra sono
com a incorrespondente palavra outono.
Rimarei com a palavra carne
ou qualquer outra, que todas me convêm.
As palavras não nascem amarradas,
elas saltam, se beijam, se dissolvem,
no céu livre por vezes um desenho,
são puras, largas, autênticas, indevassáveis.
Uma pedra no meio do caminho
ou apenas um rastro, não importa.
Estes poetas são meus. De todo o orgulho,
de toda a precisão se incorporam
ao fatal meu lado esquerdo. Furto a Vinicius
sua mais límpida elegia. Bebo em Murilo.
Que Neruda me dê sua gravata
chamejante. Me perco em Apollinaire. Adeus, Maiakovski.
São todos meus irmãos, não são jornais
nem deslizar de lancha entre camélias:
é toda a minha vida que joguei.
Estes poemas são meus. É minha terra
e é ainda mais do que ela. É qualquer homem
ao meio-dia em qualquer praça. É a lanterna
em qualquer estalagem, se ainda as há.
– Há mortos? há mercados? há doenças?
É tudo meu. Ser explosivo, sem fronteiras,
por que falsa mesquinhez me rasgaria?
Que se depositem os beijos na face branca, nas principiantes rugas.
O beijo ainda é um sinal, perdido embora,
da ausência de comércio,
boiando em tempos sujos.
(...)
Carlos Drummond de Andrade, A rosa do povo.
Em sua consideração do poema, o poeta reivindica como traço de sua poética, entre outros,
-
o abandono do verso.
-
a intertextualidade.
-
o primado do individualismo.
-
a musicalidade.
-
o didatismo.
Solução
Alternativa Correta: B) a intertextualidade.
A “reivindicação da intertextualidade” – ou seja, da incorporação de outros textos ao seu – é explícita na referência aos poetas nos quais o autor diz “beber” ou dos quais diz “furtar” o que lhe serve.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FGV
Ano da Prova: 2014
Assuntos: Modernismo
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