Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Em “Cuidais que só os tapuias se comem uns aos outros, - UNIFESP 2016
Leia o excerto do “Sermão de Santo Antônio aos peixes” de Antônio Vieira (1608-1697) para responder a questão.
A primeira cousa que me desedifica, peixes, de vós, é que vos comeis uns aos outros. Grande escândalo é este, mas a circunstância o faz ainda maior. Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos.
[...] Santo Agostinho, que pregava aos homens, para encarecer a fealdade deste escândalo mostrou-lho nos peixes; e eu, que prego aos peixes, para que vejais quão feio e abominável é, quero que o vejais nos homens. Olhai, peixes, lá do mar para a terra. Não, não: não é isso o que vos digo. Vós virais os olhos para os matos e para o sertão? Para cá, para cá; para a cidade é que haveis de olhar. Cuidais que só os tapuias se comem uns aos outros, muito maior açougue é o de cá, muito mais se comem os brancos. Vedes vós todo aquele bulir, vedes todo aquele andar, vedes aquele concorrer às praças e cruzar as ruas: vedes aquele subir e descer as calçadas, vedes aquele entrar e sair sem quietação nem sossego? Pois tudo aquilo é andarem buscando os homens como hão de comer, e como se hão de comer.
[...]
Diz Deus que comem os homens não só o seu povo, senão declaradamente a sua plebe: Plebem meam, porque a plebe e os plebeus, que são os mais pequenos, os que menos podem, e os que menos avultam na república, estes são os comidos. E não só diz que os comem de qualquer modo, senão que os engolem e os devoram: Qui devorant. Porque os grandes que têm o mando das cidades e das províncias, não se contenta a sua fome de comer os pequenos um por um, poucos a poucos, senão que devoram e engolem os povos inteiros: Qui devorant plebem meam. E de que modo se devoram e comem? Ut cibum panis: não como os outros comeres, senão como pão. A diferença que há entre o pão e os outros comeres é que, para a carne, há dias de carne, e para o peixe, dias de peixe, e para as frutas, diferentes meses no ano; porém o pão é comer de todos os dias, que sempre e continuadamente se come: e isto é o que padecem os pequenos.
São o pão cotidiano dos grandes: e assim como pão se come com tudo, assim com tudo, e em tudo são comidos os miseráveis pequenos, não tendo, nem fazendo ofício em que os não carreguem, em que os não multem, em que os não defraudem, em que os não comam, traguem e devorem: Qui devorant plebem meam, ut cibum panis. Parece-vos bem isto, peixes?
(Antônio Vieira. Essencial, 2011.)
Em “Cuidais que só os tapuias se comem uns aos outros, muito maior açougue é o de cá, muito mais se comem os brancos.” (1o . parágrafo), os termos em destaque foram empregados, respectivamente, em sentido
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literal, figurado e figurado.
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figurado, figurado e literal.
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literal, literal e figurado.
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figurado, literal e figurado.
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literal, figurado e literal.
Solução
Alternativa Correta: A) literal, figurado e figurado.
A alternativa A) é a resposta correta porque analisa os diferentes sentidos das palavras no trecho do “Sermão de Santo Antônio aos Peixes” de Antônio Vieira. Na frase "Cuidais que só os tapuias se comem uns aos outros," o termo "comem" é usado de forma literal, referindo-se à prática de antropofagia entre algumas tribos indígenas, onde se consumia a carne de inimigos. Essa prática é um fato histórico que Vieira menciona para provocar reflexão sobre a violência e a brutalidade.
Em seguida, a palavra "açougue" é utilizada em um sentido figurado, representando a ideia de uma matança generalizada que ocorre na sociedade, onde os "brancos" (representantes do poder) não só se alimentam de seus semelhantes, mas promovem a destruição dos mais fracos e vulneráveis. Assim, a metáfora de "açougue" sugere um ambiente de opressão e exploração, onde a vida dos pequenos é desvalorizada e sacrificada para a satisfação dos poderosos.
Por fim, "muito mais se comem os brancos" também é empregado em sentido figurado, reforçando a crítica à forma como os poderosos devoram os mais fracos na sociedade. Vieira não está falando de um ato literal de comer, mas da maneira como os brancos, como agentes do poder, destróem as vidas e os direitos dos menos favorecidos. Assim, a sequência de sentidos é: literal para "comem," figurado para "açougue" e figurado novamente para "se comem," justificando a escolha da alternativa A.
Institução: UNIFESP
Ano da Prova: 2016
Assuntos: Interpretação textual
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