Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Dos seguintes comentários linguísticos sobre diferentes - FUVEST 2013
A essência da teoria democrática é a supressão de qualquer imposição de classe, fundada no postulado ou na crença de que os conflitos e problemas humanos – econômicos, políticos, ou sociais – são solucionáveis pela educação, isto é, pela cooperação voluntária, mobilizada pela opinião pública esclarecida. Está claro que essa opinião pública terá de ser formada à luz dos melhores conhecimentos existentes e, assim, a pesquisa científica nos campos das ciências naturais e das chamadas ciências sociais deverá se fazer a mais ampla, a mais vigorosa, a mais livre, e a difusão desses conhecimentos, a mais completa, a mais imparcial e em termos que os tornem acessíveis a todos.
(Anísio Teixeira, Educação é um direito. Adaptado.)
Dos seguintes comentários linguísticos sobre diferentes trechos do texto, o único correto é:
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Os prefixos das palavras “imposição” e “imparcial” têm o mesmo sentido.
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As palavras “postulado” e “crença” foram usadas no texto como sinônimas.
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A norma-padrão condena o uso de “essa”, no trecho “essa opinião”, pois, nesse caso, o correto seria usar “esta”.
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A vírgula empregada no trecho “e a difusão desses conhecimentos, a mais completa” indica que, aí, ocorre a elipse de um verbo.
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O pronome sublinhado em “que os tornem” tem como referente o substantivo “termos”.
Solução
Alternativa Correta: D) A vírgula empregada no trecho “e a difusão desses conhecimentos, a mais completa” indica que, aí, ocorre a elipse de um verbo.
A vírgula sinaliza a elipse, por zeugma, da locução verbal “deverá se fazer”.
Erros:
a) em imparcial, o prefixo im- tem sentido negativo ou privativo; em imposição, im- significa “em, sobre”;
b) postulado é uma “proposição tomada como princípio”; crença é “algo em que se acredita”;
c) o pronome essa está aplicado adequadamente para se referir ao período anterior do texto;
d) o pronome os refere-se a “conhecimentos”.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Institução: FUVEST
Ano da Prova: 2013
Assuntos: Análise do Texto, Comentários Linguísticos
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